Este texto não reflete necessariamente a opinião do 55content
Você sabia que a Uber manipula nós, motoristas, e a maioria não percebe? Para você ter uma ideia, agora, durante o Carnaval, do nada, o aplicativo da Uber “bugou”, digamos assim, e começaram a aparecer corridas com valores acima do normal.
O que aconteceu? Um monte de motoristas desesperados saiu para a rua para trabalhar, aproveitando essas viagens e esse suposto bug do aplicativo.
E aí a gente se pergunta, né? Será que foi realmente um bug, uma falha no aplicativo da Uber? Ou só mais uma estratégia, uma isca para tirar os motoristas de casa e colocá-los na rua para trabalhar?
O que você acha? Então vem comigo neste texto, porque quero bater um papo com você justamente sobre isso.
Que estratégias e ferramentas a Uber utiliza para manipular os motoristas que ninguém percebe?
Olha, meus amigos, não é de hoje que a dona Uber se utiliza de estratégias e até de ferramentas dentro do próprio aplicativo para manipular seus motoristas.
E essa manipulação já começa desde uma simples mensagem educativa ou de orientação, que, para mim, mais parece uma política do terror.
Tem momentos em que eles querem assustar os motoristas e começam a mandar mensagens tocando o terror na turma: “Não faça isso”, “Não faça aquilo”, “Você pode ser bloqueado”. Está escrito nas entrelinhas: “Se você fizer tal coisa, pode ser bloqueado”.
Isso é uma forma de manipulação.
Outra: você está em casa, sossegado, assistindo televisão, e do nada aparece aquele pop-up. Você com certeza já viu. Até comenta aqui!
Aparece no seu celular também aquele pop-up dizendo: “Demanda acima da média, valores mais altos que o normal nesses horários”.
Só faltou dizer: “Saia para a rua e trabalhe, porque eu estou precisando de você”.
Do nada, você está tranquilo e começam a surgir notificações e pop-ups na tela do seu telefone, te convidando a trabalhar e justificando que os valores estão bons.
Até já te pergunto: isso já aconteceu com você? Comenta aqui! Quero saber se, na sua cidade, também aparecem esses pop-ups e alertas te chamando para a rua para trabalhar.
Quando você entender o que ela está fazendo, vai começar a prestar mais atenção, olhar as coisas com outros olhos e ser mais crítico.
Será que a Uber realmente está querendo me ajudar, me convidando a ir para a rua para ganhar mais? Ou ela só está me enrolando para me tirar de casa e fazer com que eu trabalhe para ajudar ela a lucrar?
Além dos pop-ups, também existem aquelas campanhas e promoções que você só ganha se trabalhar no dia, horário e local que a Uber determina.
Existe manipulação maior que essa?
Quer ganhar um extra, um bônus, uma promoção? Quer ganhar um “doce”? Então você tem que ir para a rua nesse dia, nesse horário e estar lá naquele local, porque a Uber precisa de você ali para atender a demanda que ela sabe que será grande.
Olha só a jogada de manipulação: para você ganhar o “doce”, tem que fazer o que ela quer.
Mais uma estratégia de manipulação.
Outra situação: você está trabalhando e quer desligar o aplicativo para ir para casa, mas toca outra corrida, e mais outra, e outra.
Daqui a pouco, você quer ir ao banheiro, mas toca outra. E você pensa: “Ah, só mais uma”.
Uma atrás da outra!
Você nem terminou uma corrida e já está tocando a próxima.
Manipulação para quê?
Para que você não desligue o aplicativo, para que você não saia da plataforma.
E os valores flutuantes das corridas? Também são uma estratégia de manipulação.
Pensa comigo: quando está faltando carro, o valor sobe. Se o valor sobe e aparece o dinâmico, o que acontece?
Você está em casa sem fazer nada ou descansando e, de repente, vê que o dinâmico está alto e os valores estão bons.
O que você faz? Sai para a rua para trabalhar.
De repente, quando a demanda diminui, o que a Uber faz? Diminui os valores.
Só faltou dizer: “Vai para casa! Não quero que você trabalhe agora”.
“Ó, o valor está ruim, né? Vai para casa!”
Mais uma estratégia de manipulação.
Outra que muitos motoristas não percebem: já reparou no topo do seu aplicativo o que aparece?
O seu saldo!
O seu saldo acumulado até aquele momento aparece no topo do aplicativo.
O que isso te lembra?
Não parece um placar de jogo?
Pois é justamente isso que aquilo é!
Um placar de jogo!
Enquanto você está trabalhando, fica o tempo inteiro de olho no quanto faturou, no quanto ganhou.
Isso te incentiva a buscar um pouco mais.
“Ah, estou trabalhando e o valor ainda está baixo… preciso correr mais!”
“Já fiz um bom valor, mas ainda dá para fazer mais!”
Isso é mais uma estratégia de manipulação.
Essa tática tem nome: gamificação!
Eles transformam o seu trabalho em um jogo, um desafio, de forma que isso te motive a trabalhar mais.
Isso aí é psicologia! Pode pesquisar: gamificação!
O saldo no topo do aplicativo é uma estratégia para fazer com que a gente trabalhe mais e nem perceba.
Você reparou que, de tudo o que falei até agora, muita coisa a maioria dos motoristas não percebe?
Uma corrida atrás da outra, valores flutuantes, placar no topo da tela, promoções e campanhas que só te pagam em determinados dias e horários, mensagens assustadoras…
Tudo isso são estratégias de manipulação!
Agora pensa comigo: quando a Uber junta todas essas estratégias, olha só o poder que ela tem!
Ela consegue fazer com que você aja exatamente como ela precisa, do jeito que ela quer, e muitas vezes você nem percebe.
Você sai para trabalhar ou trabalha mais tempo sem nem perceber.
Manipulação!
Agora, voltando ao Carnaval: o que aconteceu?
Você percebeu que, de repente, começaram a pipocar mensagens de motoristas em grupos e no privado?
Muita gente dizendo: “O aplicativo da Uber bugou, enlouqueceu!”.
Do nada, na sexta-feira antes do Carnaval, o aplicativo começou a pagar valores acima do normal.
Mas apenas no UberX!
Comfort e Black continuaram tocando os mesmos valores.
No X, de repente, as corridas começaram a pagar muito mais.
O que aconteceu?
Muita gente que estava em casa, se preparando para viajar ou descansar, decidiu sair para trabalhar. Afinal, do nada, o aplicativo estava “bugado” e pagando bem. Muita gente correu para a rua!
Mas tinha um detalhe que poucos perceberam…
O bug do aplicativo, da mesma forma que apareceu, começou a desaparecer. Ele começou a “brincar” com os motoristas. Ora vinha, ora ia embora. Ora vinha, ora ia embora. A gente até apelidou ele carinhosamente de “bug pisca-pisca”! Vai e vem, vai e vem…
Curiosamente, quando o bug aparecia, as corridas pagavam valores muito altos. No entanto, quando ele sumia, parecia que os valores ficavam abaixo do normal, como se fosse uma forma de compensar aqueles ganhos extras.
Mas, como já estava todo mundo na rua trabalhando e já havia feito algum dinheiro, quantos motoristas você acha que não iriam trabalhar, mas, de repente, saíram para a rua e continuaram rodando na expectativa de o bug voltar?
Quanta gente a Uber mobilizou com esse “bug pisca-pisca”?
É justamente por conta desse vai e vem — “dá e tira, dá e tira” — que a gente para e se pergunta: será que foi realmente um bug ou uma estratégia para tirar os motoristas de casa, colocar a turma na rua e botar todo mundo para trabalhar?
Por mais que, em alguns momentos, a Uber estivesse pagando bem, depois, quando reduzia os valores, parecia que compensava para ela o extra que havia pago antes. Muita gente até comentou: “O que eu ganhei em um horário, parece que perdi no outro”.
Em muitos casos, na média, os ganhos não fizeram tanto sentido. Quem soube aproveitar, escolheu bem as corridas e focou nos horários do bug, acabou ganhando um pouco mais.
Por outro lado, muita gente não trabalha dessa forma. Simplesmente sai para a rua, aceita as boas corridas e, já que está na rua, segue trabalhando e pegando também as ruins. No fim, muitos até acabaram ganhando menos.
E eu já te pergunto: na sua cidade teve esse bug também?
Comenta aqui se, aí onde você mora, apareceu esse bug maluco do “pisca-pisca”, em que, ora pagava bem, ora pagava mal.
Vamos ver em quantas cidades isso aconteceu!
Eu sei que ocorreu em algumas, mas a gente nunca sabe a real extensão do negócio. Será que foi em todo o Brasil? Será que só nas capitais? Ou apenas em algumas cidades específicas?
Preciso da sua ajuda para termos uma noção da dimensão desse fenômeno.
Será que foi para todo mundo ou só para alguns? Comenta aqui!
E, para quem está desconfiado, achando que tudo isso é achismo ou teoria da conspiração, meu amigo, digo para você: além de tudo que já relatei sobre as ferramentas de manipulação que fazem com que nós, motoristas, trabalhemos do jeito que a Uber quer, ainda há falas do próprio CEO da empresa confirmando tudo isso.
O próprio CEO da Uber já afirmou, em várias ocasiões, que a empresa possui um programa, um algoritmo.
Na verdade, hoje em dia, já nem é mais apenas um algoritmo. Agora, é uma inteligência artificial!
Foi ele mesmo quem disse: “Hoje, nós temos uma inteligência artificial que fica por trás do aplicativo, de todo o sistema, trabalhando para fazer com que a viagem certa encontre o motorista certo pelo preço certo”.
Essas são palavras do CEO da Uber! Não sou eu que estou inventando.
Ele disse: “A viagem certa para o motorista certo pelo preço certo”.
E quando você ouve isso, o que você pensa?
Que a viagem certa é para o motorista certo que vai ganhar um valor justo?
Ou que a viagem certa é para o motorista certo que aceitará o menor valor, fazendo com que a Uber lucre mais?
Quero saber a sua opinião sobre essa fala do CEO da Uber: “A viagem certa para o motorista certo pelo preço certo”.
Para mim, o “preço certo” é aquele que faz a Uber lucrar mais.
E isso fica ainda mais claro quando olhamos para o “Radar” da Uber.
Quantas vezes você aceitou uma corrida no Radar e o sistema ficou processando?
Esse “processando” significa que a Uber ainda está procurando um motorista que aceite a corrida por um valor menor.
Se alguém aceitar por menos, a corrida simplesmente some da sua tela.
Quantas vezes você tocou na tela para aceitar uma corrida e ela ficou carregando, carregando… e não veio para você?
Isso acontece porque a Uber encontrou outro motorista que aceitou a corrida por um valor menor.
“A viagem certa para o motorista certo pelo preço certo”, ou seja, pelo menor preço possível para aumentar o lucro da Uber.
Por isso, meus amigos, eu gosto de estar sempre aqui, falando, repetindo e orientando vocês.
Motorista, seja crítico!
Sempre que surgir algo novo, pare e pense:
- O que a Uber ganha com isso?
- O que ela espera que eu faça?
- Por que a Uber quer me dar essa oferta ou promoção?
Nada é de graça, nada é por acaso. Sempre tem um motivo por trás. Sempre!
Tudo que a Uber faz — desde uma mensagem, um pop-up na tela, uma promoção, até uma chamada com valor fora do normal — tem um motivo.
Você acha mesmo que a Uber passou quase uma semana pagando valores acima do normal em alguns momentos… por acaso? De graça?
Acha que, já no primeiro dia, ninguém dentro da empresa percebeu e tentou corrigir?
Uma empresa bilionária, com tantos engenheiros e programadores, simplesmente não notou que os valores estavam “bugados”?
E o mais curioso: no momento certo, os valores voltaram ao normal!
Alguém estava no controle disso.
O que você acha?
Sou maluco ou tenho razão?
Deixa sua opinião nos comentários! Quero saber o que você pensa sobre tudo isso.
Respostas de 51
Bom dia Fernando! Tudo verdade o que você colocou aqui, em Balneário Camboriú aconteceu isso mesmo, e você acha isso tudo correto? O que a Uber faz com os motoristas?
Isso para mim não deixa de ser um monopólio, infelizmente.
Olá. Iniciei os trabalhoscomo Uber no primeiro dia de janeiro de 2026.
Estou em Garopaba SC, que passa de 30 mil para 180 mil habitantes durante a temporada de verão.
Eu já havia percebido todas estas considerações acima. Já não estava a aceitar nenhum tipo de promoção de ” desafios” propostos.
As promoções são com valorea infâmes e ao aceitar os desafios de volume de corrida em determinado período de tempo, você só recebe corridas de menos de 10 reais. Me afastei desta lixeira logo em fevereiro.
Sobre o Carnaval, ocorreu exatamente o citado acima. A ” melhor corrida” de todo o dia sempre foi a primeira, que pagava até R$ 5.50 o km. as demais eram deR$ 1.10 o km
2 dias seguidos fizeram isso comigo.
Uso o DSW.
Sim.
Exatamente isso.
Lamentável tudo isso e nada de regulamentação. Deve haver transparência e junto com a tal transparência regras claras para ambos os lados.
Aqui no rio Grande do Norte a uber pagou bem !!
A verdade que depois do Uber moto a coisa que já não tava boa prós carros só piorou?
Isso é verdade, tem dias que sair trabalhar é perder dinheiro.
Olá,
Eu pensei que seria apenas comigo!!! Bom para mim não é apenas no carnaval é sempre mesmo que a Uber fala que o preço dinâmico muda a cada 10 minutos eu já vi acontecer quando fico online de dinâmico está quase 20 reais e quando fico online, isso em menos de 10 minutos o dinâmico muda o preço ou some.
Dirijo para varios aplicativos aqui em Brasilia. Recentemente o governo aprovou o transporte publico gratuito em feriados e finais de semana, justo na epoca do carnaval. No entanto, não houve mudança de horarios, sendo que as linhas parariam de rodar a partir das 0h. Eu ja havia pensado rodar no carnaval, e essa foi minha deixa. Muitas pessoas indo para os blocos e folia, ficando ate se madrugada e não tendo transporte de volta. Rodei das 21h ate as 5h, era chamada atras de chamada em todos os aplicativos. Mas por conhecer a região, eu era muito seletivo, recusei 80% das corridas. Maioria pagava de 40 a 80 reais, por viagens de ate 20km. Mas nao teria ninguem para custear a volta. Planejei e ganhei bem, com desgaste minimo. Acredito que o segredo é planejar e não se deixar levar por notificaçoes e mensagens, muito menos tarifa dinamica. Se estou perto, aproveito, se tenho que me deslocar mais de 2 km, não vale a pena. “Ta faltando motorista”, so lamento, se achar corrida que me leve la, talvez eu vá. Importante diversificar aplicativos e nao ae prender a um so, independente das promoções ou vantagens anunciadas. Aqui em Brasilia teve o pos carnaval no dia 8 e 9 de março, e tera de novo no dia 15 e 16. Já é indicio para rodar nesses dias.
Maceió é grátis todo domingo ?
Olha eu pude perceber que os gringos pagam valores muito maiores que os brasileiros. E como tinha muito estrangeira pelo Brasil todo por causa do carnaval, acho que foi isso. Pois quando eu aceitava ou tocava corrida para turista brasileiro ou até mesmo da cidade, os valores eram bem menores
Já percebi isso faz tempo, porém ainda não encontrei saída pra parar com essa atividade
Boa noite Fernando tudo que falou e a mais pura verdade. Aqui na minha cidade Maringá PR no Carnaval o aplicativo da uber não bugou não. As corridas estão valores terríveis aqui. Mas engraçado que não dá nem tempo de olhar tela que já pegaram corrida. Infelizmente os motoristas não são unidos para fazer uma parada e combinar vamos pegar só deste valor, para ver se melhora. Porque sem motoristas trabalhando o que a uber vai fazer sem seu lucro, afinal acho que todos precisam trabalhar sim, mas o que seria uber sem nois motoristas. O rombo na uber no seu orçamento seria bem grande. Quem sabe não melhoraria para todos se todos escolherem corridas de melhor valor.
Parabéns Fernando pelas suas lúcidas colocações, não tenho dúvidas de que a Uber nós manipulam se beneficiando cada dia mais com essas atitudes. Aqui no Interior da Bahia em Feira de Santana, não ouve carnaval e por isso não percebemos esse bug. Outra coisa que quero relatar, a Uber passou a ganhar milhões com a taxa de R$4,50 pôr antecipação de saldo, que lhe dar o direito de até 05 (cinco) transferências PIX pôr dia. E por que essa taxa se o PIX é gratuito? Mais uma estratégia de lucrarem em nossas custas. Alertem-se pra próxima década, a profissão estará extinta pelos carros autônomos e como ficaram os novatos com longa estrada para se aposentarem. Forte abraço de solidariedade a todos, mais um folgado abraço para refletirem. Sandro – Feira/Ba.
Aqui no Rio o aplicativo pagou valores bem maiores que o normal a semana inteira. Não teve nada de pisca pisca. Valeu a pena pra quem trabalhou.
A solução é: ACEITAR UMA CORRIDA E PAUSAR. FINALIZAR A CORRIDA E SO ASSIM, INOCIAR O APLICATIVO NOVAMENTE.
ESSA É A SOLUÇÃO. MAS NINGUEM FAZ ISSO….
Grande e maravilhoso texto. Perfeito nas colocações. Mario
Boas!
Se bugou ou não, certo foi que as corridas durante a semana que antecede e a semana do carnaval, as corridas ficaram mais caras para os usuários. Minha esposa pega uber todo dia no mesmo horário para o mesmo endereço e me alertou do aumento.
Eu já trabalhei como Uber e 99 parei pois pagam mal, não respeitam os motoristas e nem os usuários. Não vale a pena, você ganha para sobreviver.
Uma corrida que fiz do Alphaville em Nova Lima para o aeroporto de Confins, a Uber cobrou do passageiro, R$187,00 me repassou R$112,00 o custo de uma ida ao aeroporto no trajeto solicitado, só de combustível gira em torno de R$70,00 chegando lá, você ainda fica em torno de 2 horas parado aguardando um passageiro para retornar para Belo Horizonte.
Dentro desses valores, a Uber cobra R$0,70 de taxa fixa para todo motorista e cada viagem e mais R$12,00 de taxa de intermediação da corrida entre motorista e passageiro.
Você só não pode esquecer, é que você aceitou a corrida por livre e espontânea vontade.
O que o motorista tem que observar se o valor que irá receber está coerente com a quilometragem que ele vai percorrer, não se importando com o valor que o passageiro vai pagar para o aplicativo.
Você não pode culpar o aplicativo, porque a decisão errada foi sua, por não ter analisado se o valor era justo.
Você fez bem em sair dos aplicativos.
É preciso um pouco de esperteza pra trabalhar com eles.
Estou profundamente decepcionada com a Uber. A cada dia, recebo corridas com valores extremamente baixos por quilômetro e em locais de risco, um atrás do outro. A pressão para aceitar essas corridas é angustiante, e a ameaça de ser bloqueada por não aceitar o que o aplicativo me impõe é um verdadeiro terror. É desumano! O que fazemos tem um custo elevado, e aqui no Espírito Santo, o preço do combustível está nas alturas. Sem contar as despesas com lavagem, manutenção e o desgaste físico e emocional que enfrentamos.
Além disso, percebo que o aplicativo tem deixado de oferecer a opção de destino. Muitas vezes, precisamos voltar para casa ou para nossa cidade, mas as corridas continuam a surgir em locais onde não queremos estar. E, para piorar, as vias de acesso muitas vezes são ruins, indicadas pelo próprio aplicativo.
Estamos também enfrentando ameaças por parte dos passageiros. Alguns já entram no carro dizendo: “Que bom, agora podemos bloquear o motorista que não gostamos.” É uma situação insustentável! Estamos sendo pressionados de todos os lados, e o Brasil é o país com o maior número de motoristas da Uber no mundo. Isso significa que temos força!
Precisamos responder aos questionários que nos enviam com sinceridade e coragem. É hora de nos unirmos para melhorar nossas condições de trabalho. Que essa relação seja uma verdadeira parceria, e não uma via de mão única, onde apenas um lado se beneficia.
Temos voz, temos vez, temos força! Vamos lutar por dignidade e por um trabalho mais justo! Juntos, podemos fazer a diferença!
Acontece sempre comigo oferta área com maiores ganhos quando chego na área o preço está normal.
Kkkk mais e isso msm que eles fazem tira vc de casa e depois não deixa vc voltar msm q coloque um destino extra sempre lhes manda para destino contrário para onde vc pretende ir, muitas vezes estão pagando alto onde vc mora aí vc sai para trabalhar eles ti manda para local que está longe, e tudo uma falsa propaganda, eu só rodo nos horários de pico resto fico em casa kkkkk
Ja aconteceu comigo sim mas com a 99 também. Aqui em sp capital
E eu acho que voce ta certinho, neh loucura não.
Curiosidade: o que um carro com formação em Ciência da computação faz como motorista de aplicativos?
Bom dia , Fernando! Sou de Porto Alegre, trabalho na Uber desde 2016 e comecei em Florianópolis onde morei por pouco mais de 10 anos e ainda estou atuando na Uber. Hoje moro e trabalho em Porto Alegre e carnaval trabalhei em Torres, litoral gaúcho..,…..suas palavras são exatas, li todo texto e concordo contigo…. perfeito. Ass. Luiz Augusto
sou de Recife Pernambuco isso Q o Fernando Floripa falou também aconteceu aqui, meu amigo a Uber ela manipula muito bem nós motoristas, na sexta feira eu saí pra rua pra trabalhar, meu amigo esse dia eu tive sim prejuízo e muita raiva, pois preço bom só foi a primeira corrida Q eu peguei, as outras corridas foram todas rabujo como sempre é, não trabalhei no carnaval todo fiquei em casa, o dinheiro Q a Uber fala Q paga pra o motorista é apenas um dinheiro emprestado, e Q no caso nós ainda ficamos devendo, pq veja bem, se vc trabalhar 12 se conseguir fazer 400 reais 200 reais é pra os donos dos postos de combustível e a Petrobrás, lembrando fora comida Q dependendo da hora vc tem tomar café, vc tem Q almoçar ou jantar, não sobra quase nada pra gente, outra coisa deixei de rodar durante o dia devido aos os usuários Q querem andar no luxo do ar condicionado ligado, sem o ar condicionado ligado é ruim com ar ligado ainda fica pior, pessoal quem tiver outra coisa pra fazer pra trabalhar saia fora dá Uber 99 indrive isso não é futuro, essas plataformas trata motorista como palhaço, pq não realidade a gente tá pagando pra trabalhar!
Extra, extra 10 pessoas enganadas. Alguém ainda acredita na uber! Se depender de mim no carnaval ficam sem Uber. To fora
Isso acontece sempre , da uma raiva que quando eu vou os valores do dinâmico some , os valores ficam abaixo do divulgado . Uma vergonha, mas eu vou pra 99 q tá pagando melhor do q Uber em qqer categoria.
Verdade
Está de brincadeira, né?
Aqui em sampa os valores não compensaram.
Nem saí de casa.
Pode ser dizer que essa semana foi algo acima do normal eu trabalho no x e trabalho com uma meta de 300 Reais no mínimo e além, de eu ter escolhido as melhores corridas através do aplicativo de ganho eu também avaliei se para onde eu estava indo eu teria uma boa demanda de corridas e graças a Deus essa estratégia deu certo eu cheguei a faturar 717 reais em um dia nós temos que trabalhar com inteligência para poder maximizar os nossos ganhos
Boa tarde isso foi uma estratégia da Uber para colocar muitos motoristas na rua houve até brigas no Ibirapuera lá por causa de fila de de motorista da Uber porque tá um furando fila para pegar as pessoas eu não fiquei no carnaval no centro na no centro da da muvuca e eu só fiz bairros sai normalmente todos os dias do carnaval como eu sempre faço de manhã até à noite ganhei o meu dinheiro honestamente e o que aconteceu simplesmente eu trabalhei normal e nunca tive nenhum tipo de problema só que acontece que muitos amigos meus que trabalharam com esse bug da Uber essa estratégia dele teve uma hora aqui zerou para eles não tinha mais nada de corrida e as corridas começava tudo com r$ 7 então na realidade foi isso que a Uber fez uma plena e grande maldade com os motoristas axé
Realmente, além de mentir na distância em km, eles ainda usam a estratégia de aumentar pra depois que vc pega a primeira corrida com alta demanda, ela some, ou nem aparece corrida, vc roda até a área que aparece com alta demanda, e na sequência vc fica falando sozinho, ou aceita rodar por 0,90 centavos o km. Ou seja impossível trabalhar.
Já percebeu quando o motorista da Uber recebe uma notificação de um valor de corrida considerável, acontece uma mensagem de erro ou o mesmo aceita a corrida clicando em aceitar e a mesma some como se não tivesse aceitado? Está acontecendo isso com alguém?
Já percebeu quando o motorista da Uber recebe uma notificação de um valor de corrida considerável, ocorre uma mensagem de erro ou o mesmo aceita a corrida clicando em aceitar e a mesma some como se não tivesse aceitado? Está acontecendo isso com alguém?
Aqui em Ribeirão Preto foi péssimo o Carnaval o bug só ocorreu no dia 06 e 07- 08 depois voltou normal eu uso um aplicativos que me mostra qual melhor corrida pra mim as melhores são as curtas até 5 km
Boa tarde, no carnaval aqui no Rio de janeiro a Uber pagou bem sim. Corridas de 5km por 35,00 reais ou mais. Mas em outros dias, a Uber faz isso sempre, estou em casa e do nada corridas dinâmicas e quando chego na rua pra trabalhar, só tranqueira…corridas pra longe e super baratas. Chega ser ridículo os valores!!!
A única coisa que notei foram as corridas que a Uber mordeu 40% da corrida!
No carnaval nem sai pra rua, por causa desses bug, tá complicado trabalhar pra Uber ultimamente, as vezes chega onde está com valores mais altos e demora pra solicitarem uma corrida ou do nada, o valor abaixa ou fica tudo branco
Verdadeiro leilão de corrida esse radar, no caso é “quem dá menos”, sou do Rio de janeiro e aqui também teve pisca-pisca sou motorista desde 2018 e hoje trabalho menos para ganhar mais com estratégias, rodo na categoria X, porém não aceito corridas abaixo de R$1,45 por km, graças ao app de cálculo consigo escolher as melhores, já no pisca-pisca peguei várias corridas de R$3 por km, procurar prestar o serviço com excelência, agradeço a Uber por aproximar os clientes dela a mim, devido ao relacionamento passageiro/motorista hoje possuo uma cartela de clientes fiéis, toda semana tenho uma corrida 100% nos meus ganhos. No mais, tenho uma taxa de aceitação bastante baixa devido escolher as melhores corridas. Pois o desconto por corrida está chegando a 70%.Um absurdo. VERGONHA
A Uber é boa para quem está começando, paga demanda, valor alto, corridas perto, agora quem está a mais tempo os valores são baixos, distância longa para buscar o passageiro e ainda querem taxa de aceitação alta sendo que se torna impossível atingir meta de aceitação indo a uma distância maior pra buscar do que a corrida em si, outra coisa, mesmo com falta de carros eles não pagam valor mais alto para quem está dirigindo mas cobram caro para quem está pagando a viagem.
Fala se muito de manipulação nesse texto. Da mesma forma que a empresa usa todas as estratégias para lucrar, nós TMB temos que usar…eu abro os 2 apps e analiso o que paga melhor naquele momento. As tarifas são horríveis em ambas, isso é um fato e não adianta ficar batendo sempre nessa mesma tecla. Temos que parar de aceitar corridas abaixo de 7 reais mesmo que seja 7 o km. E quem não tá preparado pro “abuso psicológico” da manipulação dos apps… CLT tá logo alí!
A anos que a Uber vem fazendo isso, só os alienados que não perceberam. Eu sempre faço a minha rotina independente do que a Uber “me ofereça”. Saio nos dias pré determinados e não saio de casa atrás de dinâmico, não né desloco atrás de dinâmico e só aceito as promoções que não alteram a minha rotina.
De fato foi de normal para ruim a tarifa paga para nós motoristas aqui em São Paulo neste carnaval 2025.
MAS QUERO CHAMAR ATENÇÃO PARA O FESTIVAL DE MULTAS APLICADAS INDEVIDAMENTE PELA POLICIA MILITAR DE TRANSITO DE SÃOPAULO, ESPECIALMENTE NO AEROPORTO DE CONGONHAS.
fui multado duas vezes indevidamente : UMA POR USO DE CELULAR AO VOLANTE E OUTRA POR ESTACIONAR EM LOCAL PROIBIDO. Nas duas eu estava na fila para entrar no bolsão. E vi quando o policial anotou…ainda o abordei, mas ele colocou as mãos para trás e fez cara de “paisagem”.
Precisamos nos unir e tomarmos providências urgente!!!
Ontem solicitei uma corrida na UBER o valor foi de R$143.00 pois achei estranho aí depois voltou ao normal
(Wellington batista) Paço do Lumiar.
MA
Aqui em Natal RN os preços acima de 3.50 o km foi a semana toda, começou na sexta de carnaval e na sexta após carnaval voltou com preços baixíssimos as 19 horas, aí foram sábado e domingo de corridas muito ruins, não tocava uma de 1.60 o km se quer. Nesses dias rodei só na 99.
Só pra se ter uma ideia minha taxa de aceitação foi de 19 para 50% em 3 dias no domingo foi pra 10% rsrs.
Hoje voltou ao “normal” corridas boas e corridas ruins.
Não pego promoção e nem vou atrás de dinâmico, rodo sempre nos mesmos horários e a mesma quantidades de horas, que são 6 diárias.
Toda corrida durante esse “bug” a Uber estava completando 30,40 e até 50%, isso durante o dia, pois eu estava rodando de 6:00 a 12:00 e dava pra fazer 400 de boa, precisava nem escolher pq todas eram boas, mas percebi que vinha poucas corridas umas 3, 4 por hora.
Aqui trabalho mais com as corridas curtas, pq nelas consigo 2/km mas nesses dias pra onde tocava eu ia, justamente o percebi que ia demorar a vim outra.
Corridas de 30km pagando 80 reais.
Acredito que o aplicativo Uber peca e muito com seus motoristas proprietários de automóveis SUV em condiçõe de operar com confort e black.
A gente pode ficar até horas sem receber uma proposta de corroda se não ativar a plataforma Uber x,
O aplicativo que seleciona as corridas parece não levar emconsideração que os proprietários destes SUVs tem um gato maior com seus veículos e no entanto são tratados como se tivesse conduzindo um popular.
Lamentável esta percepção da Uber, pois a tendência é ter cada vez mais veículos sem o mínimo de conforto e segurança operando para eles.
O que me dá raiva uber é tocar corrida boa, e com km 6 8 10 km longe . Eu não sei pq ele fazem isso. Toca corridas as vezes nos mas longe d vc..
Boa noite
Companheiros de guerra , infelizmente a UBER no Carnaval ela fez a agende de besta infelizmente aqui em joao pessoa PB.
Ela chamava as corrida de 1.20 o KM tirei até print , chamando corrida 43km por 50,00 isso é chamar agente de idiota
Não trabalho mais para Uber fazem uns 3 anos, na última vez que trabalhei, rodei a noite toda, fiz a maior parte das corridas no cartão e no final do expediente ainda estava com um saldo devedor de 70 reais. Desde esse dia cansei de ser escravo da Uber. Hoje rodo somente pelo INDRIVE. Tem um volume um pouco menor de corridas, mas a taxa deles é fixa, 10% do valor, mais os impostos. E a gente negocia o valor com o passageiro. Claro, sempre tem uma IA por trás de tudo, mas consigo fazer o mesmo que fazia na Uber ou até mais com menos corridas.
Onde eu moro, 90% dos motoristas que trabalham para a Uber ficaram uma semana sem trabalhar para a Uber e trabalhamos só para 99 e um outro app local.
Resultado: uma cidade de 240.000 mil habitantes onde 95% dos usuários da Uber passaram a usar a 99pop.
Uber aqui na minha cidade já era, aqui só funciona a 99.
E outra coisa, todos usuários da Uber que moram fora e vem aqui para negócios, passear ou para outros fins, tem que baixar o app da 99 para conseguir um carro fácil.
E a 99 no meu caso, falando por mim, é muito, mas muito melhor que a Uber.
Fui funcionário da Uber nos USA não como motorista e sim no escritório. Eles são muito sacana com os motoristas.
Aconselho vcs motoristas a experimentar a 99.
Abraço a todos.
Um conselho: não se preocupem o qto a Uber está ganhando, preocupem em ganhar o que vc pretende. Outro conselho: trabalhem com uma meta diária. Cumpriu a meta? Vai embora pra casa ou vai fazer o que vc quiser.