Uber atualizou o aplicativo, alterou o direcionamento, criou as categorias Rota Rápida e Rota Flexível e trouxe mais controle sobre o motorista de aplicativo.
O novo direcionamento promete ser mais eficaz, mas retira a liberdade do motorista, pois nesse novo modelo, na Rota Rápida, o motorista só pode cancelar ou recusar solicitações duas vezes. Na Rota Flexível, ele pode recusar ou cancelar até três vezes. Ou seja, a Uber retirou totalmente a liberdade do motorista.
Motoristas que usavam o direcionamento para ganhar mais, retornar para casa, pegar uma corrida para o aeroporto ou se deslocar de uma região distante para uma área central, agora terão essa liberdade limitada. Embora a Uber afirme que está oferecendo mais liberdade e controle, na realidade, está restringindo o controle do motorista. E onde essa atualização será implementada? Nas cidades de Recife, Salvador, Brasília, Curitiba, Belém, Campinas, Florianópolis e Cuiabá, a partir do dia 21 de fevereiro.
Essas atualizações já ocorreram no ano passado em outras cidades e, em breve, infelizmente, a Uber expandirá para todo o Brasil. A empresa testa primeiro em algumas cidades, analisa o comportamento dos passageiros e motoristas e, no fim, todas as mudanças acabam beneficiando apenas a própria empresa. Agora, vou compartilhar uma dica de ouro para minimizar o impacto dessas mudanças.
Vamos entender melhor as alterações e reforçar onde elas estão sendo aplicadas: Recife, Salvador, Brasília, Curitiba, Belém, Campinas, Florianópolis e Cuiabá. Em breve, chegarão a todo o Brasil.
Como vai funcionar? Serão duas opções: Rota Rápida e Rota Flexível. Na Rota Rápida, o motorista terá mais agilidade para chegar ao destino final, com corridas mais objetivas. Já na Rota Flexível, haverá uma variedade maior de corridas e possibilidades, além de um tempo de direcionamento maior.
Como utilizar? Na Rota Rápida, serão permitidos até dois cancelamentos ou recusas. Na Rota Flexível, até três cancelamentos ou recusas. Lembrando que isso se aplica apenas quando a corrida vier na função exclusiva. Quando surgir pelo radar de viagens, a taxa não será afetada e o direcionamento não será perdido.
Agora, uma dica importante: a Uber alega que essa mudança dá mais controle ao motorista, mas, na verdade, ela está aumentando seu próprio controle sobre os motoristas, restringindo sua liberdade. Se você aceita uma corrida e acaba em uma região de risco, o que fazer? Se recusar ou cancelar demais, você perde o direcionamento.
A dica é: ao aceitar uma corrida direcionada, desabilite todas as categorias, deixando apenas entregas ou Uber Flash habilitados. Desabilite também a opção de pagamento em dinheiro e aumente a avaliação mínima para 4.80. Isso evitará que o aplicativo fique enviando novas solicitações indesejadas. Assim, você não precisará recusar ou cancelar corridas para não perder o direcionamento.
Quando finalizar a corrida, continue com o direcionamento ativo. Se estiver em uma região perigosa, vá até uma área mais segura e reative as categorias normalmente. Isso ajuda a não perder o direcionamento tão rapidamente.
Infelizmente, a Uber está retirando a liberdade do motorista, impondo um controle disfarçado de benefício. Com isso, muitos motoristas acabarão aceitando corridas ruins, de risco ou mal remuneradas apenas para manter o direcionamento ativo.
Se você não quer ser controlado, aceite boas corridas e, ao terminar, desabilite as categorias, finalize a corrida e vá para uma região segura antes de reativar as categorias. Essa dica não resolve o problema totalmente, mas pode ajudar um pouco.
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