Se você faz 10 mil corridas e dá nota 1 para 5 mil passageiros, pode perder essas 5 mil corridas no futuro

Reservem a nota 1 para passageiros que realmente mereçam.

Homem de barba curta e cabelo escuro, vestindo uma camiseta preta, sentado no banco do motorista de um carro. Ele gesticula com as mãos no peito, como se estivesse explicando algo, com uma expressão de surpresa ou ênfase.
Foto: Ian Rocha para 55content

Você está por dentro das três grandes novidades das maiores empresas de aplicativos desta semana? Estou falando de Uber, 99 e InDrive. Vou trazer essas notícias fresquinhas para você não ficar desinformado.

Vamos começar com a Uber, que trouxe uma novidade interessante, mas que precisa ser usada com cautela. A empresa lançou um novo recurso chamado “bloqueio de usuários”, que começará a ser disponibilizado a partir do dia 18 de forma gradual. Isso significa que alguns motoristas verão a funcionalidade no aplicativo antes de outros.

Mas como isso funciona? Agora, ao avaliar um passageiro, se você der 5 ou 4 estrelas, ele será apenas avaliado, sem a opção de bloqueio. Se der 3 ou 2 estrelas, aparecerá a opção de bloquear o usuário, caso tenha sido uma experiência ruim. No entanto, se der apenas 1 estrela, o bloqueio será automático.

Antes, existia o boato de que, ao dar nota 1, o passageiro era bloqueado. Agora, a Uber confirmou essa prática oficialmente. O ponto de atenção aqui é que muitos motoristas costumam avaliar diretamente com nota 1 quando algo dá errado, sem considerar notas intermediárias. O problema é que, ao longo do tempo, isso pode prejudicar o próprio motorista. Imagine que você faz 10 mil corridas em alguns anos e, em 5 mil delas, dá nota 1. Isso significa que você perderá 5 mil possíveis corridas no futuro.

Por isso, é importante avaliar com mais critério. Esse pode ser um dos motivos pelos quais a Uber implementou essa função: para que os motoristas utilizem o bloqueio com mais consciência e reservem a nota 1 apenas para passageiros que realmente merecem. Então, fique atento ao usar essa funcionalidade!

Agora, uma notícia bônus sobre a Uber: nos últimos meses, o recurso “Uber Seu Preço” tem desaparecido gradualmente dos aplicativos dos motoristas. Desde dezembro do ano passado, já havia relatos de que esse serviço não estava mais disponível para algumas pessoas, e agora ele praticamente sumiu por completo. Muitos motoristas têm percebido essa mudança e questionado o que aconteceu.

Seguimos para a segunda notícia, desta vez sobre a 99 Pop. Infelizmente, não é uma boa notícia. A 99 tem sido uma empresa que, nos últimos tempos, mostrou mais transparência do que outras, fornecendo informações sobre os passageiros antes da corrida, como foto, destino e número de viagens realizadas. Além disso, ainda mantém o multiplicador dinâmico, o que tem sido um diferencial positivo.

Porém, essa semana, a empresa tomou uma atitude que joga tudo isso por água abaixo. A 99 começou a banir motoristas em grande escala por conta da taxa de cancelamento. Isso já acontecia antes, mas agora está muito mais rigoroso. Muitos motoristas relataram ter sido banidos, o que parece um aviso da empresa: se aceitou a corrida, tem que fazer, senão será penalizado.

Existem motoristas que já processaram a 99 por esse tipo de atitude e ganharam na Justiça. Então, motoristas, fiquem atentos. A análise dos casos indica que motoristas com uma taxa de cancelamento superior a 32% estão sendo banidos. Se a sua taxa está alta, tome cuidado para não perder o acesso ao aplicativo.

Por fim, a última notícia é sobre a InDrive. A empresa lançou uma nova categoria chamada “InDrive Comfort”. Ainda há poucos motoristas rodando com a InDrive, mas essa novidade pode ser uma boa oportunidade de aumentar os ganhos, especialmente para quem tem um carro que se enquadra nos requisitos dessa nova categoria. Se essa modalidade se consolidar, pode valer a pena ativá-la no aplicativo para ampliar as possibilidades de faturamento.

E é isso! Espero que tenham gostado da nossa roda de notícias. Tamo junto!

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Ian Rocha

Ian Rocha começou a trabalhar como motorista de aplicativo em busca de uma nova oportunidade e logo percebeu a importância de entender melhor a dinâmica do setor. Estudou estratégias, analisou os melhores horários e locais para otimizar seus ganhos e passou a compartilhar suas descobertas com outros motoristas. Ao notar a falta de conteúdo informativo sobre a profissão, criou um canal no YouTube para dividir suas experiências. Com o tempo, tornou-se uma referência no segmento, ajudando motoristas a trabalharem de forma mais eficiente e informada.

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