“Construímos uma base com mais de 100 mil motoristas”: locadora investe em inovação e expansão no mercado de aplicativos

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Entrevista
Conversas com especialistas, gestores e profissionais do setor, com perguntas conduzidas pela equipe do 55content.
Iago Iule, CMO da Hunter. Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal.

Com mais de 100 mil motoristas cadastrados em sua base, locadora investe em inovação.

A Somos Hunter surgiu em 2019, quando seus sócios enxergaram uma nova possibilidade de locação de veículos. Observando o mercado de pessoas físicas que alugavam seus carros por conta própria para motoristas interessados em trabalhar com apps de transporte, decidiram investir em uma frota própria.

“A maior concorrência desse mercado sempre foram pessoas físicas, investidores, pessoas que tinham dinheiro guardado, compravam um ou dois veículos e alugavam para essas pessoas”, explica Iago Iule, CMO da Hunter.

Com um projeto inicial de lançar um e-book, “com a ideia de ensinar as pessoas a verem nesse modelo de negócio uma expertise para elas poderem fazer sozinhas”. Dessa forma, utilizam o modelo ESG para conectar pessoas que não têm acesso a crédito aos donos de veículos e investidores.

“Isso nos permitiu, hoje em dia, fazer peer-to-peer: transformar dinheiro em um ativo real, proporcionando rendimentos”, relata o executivo.

Iago também explicou que, a cada vez que conseguem colocar novos investidores dentro da Hunter, com veículos deles, também estão investindo em frota própria, além de contatos com montadoras e compras de veículos novos.

Além disso, ele revelou que possuem um sistema próprio de monitoramento 24 horas dos motoristas: “Todos os motoristas que rodam de madrugada estão sendo monitorados um a um. Nossa equipe fica o tempo todo com eles na tela”.

E completa dizendo que a central própria é totalmente dedicada ao monitoramento desses motoristas na madrugada: “Isso também é um diferencial”. Seus veículos possuem seguro, suporte, assistência e reboque, todos inclusos no pacote.

Iago também revelou uma novidade, a fintech da Somos Hunter, a Hunter Pay, e conta que será implementada uma modalidade de conta digital para o motorista, que terá acesso a um clube de benefícios e a uma série de vantagens exclusivas, segundo ele.

“Hoje, isso já existe de forma manual e descentralizada, mas estamos centralizando tudo no Hunter Pay, para que eles possam ter acesso com mais segurança ao dinheiro e aos benefícios”.

Quais são os requisitos para locação?

É necessário ser maior de idade, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com atividade remunerada e ter residência fixa. Para veículos mais sofisticados, como os da categoria Black, há critérios adicionais estabelecidos pela seguradora, que incluem análises como histórico de corridas, tempo de conta ativa no Uber, entre outros fatores.

Como foi a transição para se transformarem em locadora?

A partir disso, tivemos um boom de frota muito rápido porque conseguimos entrar nas mesas das grandes montadoras. Não conversávamos mais com concessionárias. Fizemos parcerias com a Renault e começamos a encomendar lotes de 40, 100, 200 veículos de uma só vez, crescendo rapidamente. Esse modelo de captação de recursos começou a dar muito certo. Isso nos forçou, do outro lado, a criar uma máquina de locação, um motor de locação cada vez mais eficiente.

Porque, se começarmos a captar 500 mil, 1 milhão, 2 milhões na ponta de cá, é um dinheiro comprometido, não é lucro. Tínhamos que dar vazão a esse dinheiro na outra ponta, que é alugar os ativos. Nos debruçamos neste motor de locação para entender como otimizar. O primeiro ponto foi entender que, nesse mercado, não queríamos ser uma locadora tradicional e adaptamos, primeiramente, o canal de comunicação do cliente.

Achamos muito ineficientes os canais das grandes locadoras, onde o cliente entra no site, faz uma reserva em uma landing page, precisa de um cartão de crédito, e por aí vai. Adaptamos nosso modelo. Investimos muito em inteligência artificial no nosso canal de comunicação via WhatsApp, com um chatbot muito inteligente, intuitivo e ágil, que faz a leitura de documentos e informações necessárias para a análise social que realizamos do cliente.

Esse motor nos permitiu captar e tratar leads com muita velocidade, transformando a locação em algo eficiente e diferenciado, em vez de disputar diretamente com grandes players de balcão físico. Nossa abordagem sempre foi digital, com foco em anúncios e captação online, criando um oceano azul, onde as grandes empresas não estavam presentes. Desde 2019, construímos uma base sólida de mais de 100 mil motoristas credenciados e qualificados.

Como funciona a questão da frota própria?

Ainda temos muitos investidores dentro da empresa, mas hoje não trazem mais carros. Temos pouquíssimas pessoas nesse modelo ainda.

O mercado realmente busca uma opção de investimento. Ele quer uma empresa sólida, que passe segurança, onde possa colocar seu dinheiro sem dor de cabeça. Então, o que fazemos é transformar esse dinheiro em câmbio, esse carro em rendimento, e devolver parte disso.

Hoje, esse é o modelo onde estamos completamente direcionados. Temos muitos investidores com dinheiro. Na nossa última matéria divulgada, desde 2019 distribuímos mais de 38 milhões em rendimentos. Só neste ano, captamos mais ou menos R$ 23 a R$ 25 milhões em dinheiro, pagando rentabilidade a esses investidores. Nosso modelo hoje é esse: literalmente estamos nos transformando em uma fintech.

Cada vez mais temos uma média de captação de R$ 2 a R$ 3 milhões por mês, transformando isso em ativos reais. Hoje, o modelo é esse: transformar tudo isso em frota.

Mas nem tudo é frota própria, porque você consegue entender a conexão. Quando o investidor coloca o dinheiro, meu contrato com o motorista está atrelado a um contrato de investimento com essa outra pessoa. Geralmente, o investidor chega ao payback no final.

Ele fez um plano de três ou quatro anos, e o motorista também fez um plano nesse período. Fazemos essa conexão. Isso meio que se paga no final, e todo mundo fica feliz. A Hunter ganha a sua comissão, e todos ficam bem nessa ponta.

Ao mesmo tempo, o lucro que temos hoje dentro da Hunter é reinvestido em frota própria. Estamos cada vez mais autônomos, maiores, mais robustos e crescendo como uma fintech com ativos próprios. Então, isso também acontece. É mais ou menos um modelo híbrido: conforme conseguimos rentabilizar, também vamos investindo em frota própria cada vez mais.

Qual é a média de preço de locação?

O seguro já está incluso na nossa parcela. Todos os valores agregados que mencionei estão inclusos no semanal. Não cobramos valores à parte. O valor semanal pode começar em média de R$ 797,00 e pode ir até R$ 1.197,00, dependendo do modelo do veículo.

Modelos específicos, sob medida, podem ter valores diferentes. Por exemplo, recentemente recebemos o Versa 2025, que é um carro muito esperado pelos motoristas. Esse modelo é sob encomenda, então o motorista precisa entrar em uma fila de espera específica.

O valor dele também é diferenciado, com condições contratuais distintas. Mas, salvo essas exceções, os valores geralmente giram entre R$ 797 e R$ 1.197 por semana. Isso inclui todos os custos, como seguro, manutenção e assistência.

O que vocês esperam para o futuro em termos de crescimento da empresa?

Em 2025, nosso objetivo é consolidar a Hunter como a maior locadora dedicada a motoristas de aplicativo no Brasil. Desde 2019, pivotamos muito para atender as necessidades desse cliente.

Durante o ápice da pandemia, nos destacamos como uma das únicas locadoras que não sofreram devoluções em massa. Isso porque sempre fizemos parcerias estratégicas pensando no cliente final.

Por exemplo, no auge da pandemia, fechamos uma parceria com a Cornershop. Os motoristas que alugavam conosco já saíam com emprego garantido, trabalhando diretamente com a Cornershop. Isso foi crucial para que eles não ficassem sem renda. Nosso modelo de negócio sempre foi focado no cliente, e acreditamos que esse diferencial nos trouxe até aqui.

Para 2025, queremos superar a marca de milhares de veículos na frota. Estamos passando por uma diligência para captar investimentos e vender uma parte da empresa, o que nos permitirá expandir ainda mais.

Nossa meta é oferecer um serviço de qualidade, desburocratizado e acessível, reforçando nosso compromisso com o ESG social, conectando pessoas ao mercado de trabalho e promovendo dignidade.

Também queremos crescer como fintech, com o Hunter Pay sendo reconhecido como um dos principais bancos digitais para motoristas de aplicativo. Tudo isso mantendo o suporte e a atenção ao cliente, que são a essência do nosso negócio.

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