Esqueci meu celular no Uber: O que fazer e como recuperá-lo

Mulher sentada no banco traseiro de um carro, usando o celular enquanto aproveita a viagem
Foto: Divulgação/Uber

Esqueci meu celular no Uber: Confira os passos oficiais para recuperar seu aparelho, além de dicas para usuários da 99 e inDrive.

Perder um celular durante uma viagem de Uber pode ser bastante estressante, mas, segundo a Uber, existem passos simples que podem ajudá-lo a recuperar seu dispositivo com agilidade. 

A empresa tem um processo estabelecido para ajudar os usuários que, em meio à correria, esquecem itens nos veículos.

Leia mais:

Suporte dos apps de transporte: “Processo tardio, lento e demorado”
Itens inusitados mais esquecidos em Uber. Empresa divulga lista

Brasileiro esquece 40 pizzas em viagem pela Uber

Acompanhe o guia abaixo para descobrir como fazer para recuperar o celular no Uber de forma prática.

O que devo fazer se esqueci meu celular no Uber?

Se você se deu conta de que deixou seu celular no Uber, o primeiro passo é não entrar em pânico. 

Segundo a Uber, o método mais eficaz para recuperar um item esquecido é entrar em contato diretamente com o motorista parceiro. Mesmo que você tenha perdido o celular, é possível realizar esse contato por meio de outro aparelho.

Aqui está um passo a passo que, de acordo com a Uber, deve ser seguido para entrar em contato com o motorista e tentar recuperar seu celular:

  1. Entre em sua conta Uber em outro dispositivo: Você pode usar outro celular ou um computador. Acesse sua conta digitando seu e-mail ou número de celular e senha.
  2. Abra o app Uber: No canto superior esquerdo da tela, toque no menu e selecione a opção “Ajuda”.


  3. Selecione a última viagem: O aplicativo exibirá a viagem mais recente. Escolha a opção “Precisa de Ajuda com essa viagem”.


  4. Clique em “Encontrar objeto perdido”: Selecione encontrar objeto perdido para entrar em contato com o motorista.


  5. Entre em contato com o motorista: Toque em “Entrar em contato com seu motorista para perguntar sobre um objeto perdido”.


  6. Insira um número de telefone válido com DDD: Insira um número de telefone e clique em “Enviar”.



  7. Tente falar com o motorista: A Uber conectará você ao motorista parceiro por meio de uma mensagem automática. Siga as instruções, como digitar “1” para ser conectado.

Se o motorista não atender, a recomendação da Uber é que você deixe uma mensagem de voz detalhando o ocorrido e aguarde até 24 horas para obter uma resposta.

E se o motorista não responder?

Caso o motorista parceiro não consiga ser contatado, segundo a Uber, você ainda tem uma alternativa.

Volte ao menu “Ajuda” no aplicativo e escolha a opção “Não consegui entrar em contato com a Uber sobre um item perdido”. Escolha a opção “Fale com a gente” , preencha as informações necessárias e a Uber entrará em contato com o motorista para ajudar na busca do seu celular após 24 horas.

Recuperando seu celular pelo site da Uber

Além do aplicativo, de acordo com a Uber, você também pode usar a central de ajuda online para informar a perda do celular. 

"Olá! Esta é a equipe de suporte da Uber. Nossa tecnologia foi criada para ajudar você. Precisa falar com a equipe de suporte ao usuário? Confira os recursos de suporte dos produtos abaixo para encontrar a melhor maneira de falar com a gente sobre sua questão." Ícones e títulos: 1. Usuários (ícone de carro) 2. Viagens e entregas (ícone de volante) 3. Entregas (ícone de talheres) 4. Estabelecimentos e restaurantes (ícone de taça e garfo) 5. Bicicletas e patinetes (ícone de patinete) 6. Empresa (ícone de pasta) 7. Freight (ícone de caminhão)
Foto: Reprodução/ Suporte Uber
  1. Acesse o site oficial da central de ajuda da Uber.
  2. Clique em “Usuários”.
  3. Selecione a opção “Fazer Login”.
  4. Escolha a viagem em que esqueceu o celular.
  5. Clique em “Objeto perdido”.
  6. Siga as etapas de contato: selecione as opções “Entre em contato com o seu motorista para perguntar sobre um item perdido” ou “Não consegui entrar em contato com o meu motorista para obter um item perdido”.

Essa opção pode ser especialmente útil se você não tiver outro celular disponível para seguir os passos diretamente pelo app.

O que fazer se esqueci meu celular no 99?

Se você esqueceu seu celular em um carro da 99, pode pedir a um amigo para entrar em contato com a Central de Ajuda no aplicativo.

Veja o passo a passo recomendado pela 99:

  1. Abra o aplicativo da 99 no celular de um amigo.
  2. No menu, vá até Ajuda.

  3. Selecione a opção Meu amigo esqueceu um item no carro.

  4. Clique em “Preciso de Ajuda”


  5. Preencha as informações solicitadas, como:


    • Nome da pessoa que perdeu o celular;
    • Número de telefone e e-mail cadastrados no aplicativo;
    • Dados da corrida onde o celular foi esquecido;
    • Modelo e cor do celular;
    • Um número de telefone de contato para que o motorista possa ligar.

Segundo a 99, caso você não tenha esses dados à mão, é possível conferir no recibo enviado para o seu e-mail cadastrado. A 99 ressalta que as informações solicitadas são apenas para auxiliar na busca do item, e não serão armazenadas.

O que fazer se esqueci meu celular na inDrive?

Se você utilizou a inDrive e esqueceu seu celular ou outro objeto pessoal no carro, segundo a inDrive, o procedimento é diferente. 

Neste caso, os passageiros devem enviar um e-mail para [email protected], informando detalhes como o horário, o percurso da viagem e o item perdido. A equipe da inDrive utilizará essas informações para tentar localizar o motorista e o objeto esquecido.

Depoimento de quem já esqueceu o celular no Uber

Pedro Nascimento compartilhou sua experiência ao esquecer o celular em um Uber enquanto estava a caminho de uma balada. Ele conta que, ao descer do carro, percebeu imediatamente que havia deixado o aparelho no veículo. “Esqueci meu celular no Uber e tentei gritar para o motorista me ouvir, mas ele já tinha ido embora”, relata Pedro.

Sem seu celular, ele precisou usar o aparelho de um amigo para acessar a conta da Apple e localizar o dispositivo pelo recurso “Buscar”. Pedro conta que conseguiu travar seu celular e enviar alertas sonoros. “Depois de uns 20 minutos, o motorista me ligou dizendo que uma passageira ouviu o barulho”, descreveu ele.

Contudo, Pedro afirma que a situação tomou um rumo inesperado quando o motorista pediu uma recompensa para devolver o celular. “Ele perguntou se eu daria uma recompensa e disse: ‘Me dá cem reais’. Eu acabei pagando para ter meu celular de volta, mas parecia que ele estava fazendo meu celular de refém”, desabafou Pedro.

Depoimento de Cláudio Sena

O motorista de app e influenciador Cláudio Sena também compartilhou sua experiência com passageiros que esqueceram itens no carro. Segundo Cláudio, “coincidentemente, em três oportunidades que esqueceram algo no meu carro, foram iPhones”.

Em dois dos casos, ele só foi informado pelos passageiros seguintes, que identificaram o item esquecido. Ele conseguiu devolver todos os celulares e, mesmo sem pedir, foi recompensado por isso. Em um dos casos, Cláudio contou que “só localizei o dono após publicar no meu Instagram, e foi aí que ele me ligou no aparelho e eu fui devolver”.

Cláudio acredita que é responsabilidade do motorista devolver qualquer item encontrado, mas observa que, em alguns casos, outros passageiros podem furtar os objetos esquecidos, impossibilitando a devolução. Quanto à cobrança pela devolução, ele afirma: “Nunca cobrei, mas considero justo que o motorista cobre”.

Motorista pode cobrar por celular esquecido no Uber?

De acordo com a advogada especialista em direito civil, Lucineia Souza, “o motorista é o responsável direto pela devolução do item, já que ele está em posse do bem esquecido”. Embora as plataformas como Uber e 99 não sejam legalmente responsáveis pela devolução, elas podem ser responsabilizadas caso haja falhas no processo de intermediação ou se dificultarem o contato entre as partes.

Lucineia também destaca que “a responsabilidade primária pela devolução é do motorista, sendo que a plataforma age apenas como facilitadora”.

Ela complementa que, até o momento, não há precedentes significativos na jurisprudência brasileira que atribuam responsabilidade direta às plataformas de transporte pela devolução de itens esquecidos.

Confira caso em que passageiro pediu R$20 mil para Uber por celular esquecido

Esses casos, geralmente, são resolvidos entre motorista e passageiro, com a mediação da plataforma. “A maior parte dos problemas relacionados a itens esquecidos é resolvida diretamente entre motorista e passageiro”, conclui.

Dicas para evitar esquecimentos no carro

Ainda segundo a Uber, uma dica útil para evitar perder itens importantes, como o celular, é sempre avaliar o motorista ao final de cada viagem. Esse simples ato ajuda a lembrar de verificar se seus pertences estão com você antes de sair do veículo. A avaliação funciona como um lembrete final, evitando esquecimentos.

Além disso, fique atento ao ambiente do carro, verifique se seu celular não caiu no banco ou em outros cantos do veículo.

Conclusão

Esquecer o celular na Uber, 99 ou inDrive pode parecer um grande contratempo, mas com as orientações acima, fornecidas pelas próprias empresas, você tem um caminho claro para recuperar seu dispositivo. 

Seja através dos aplicativos ou da central de ajuda online, o processo é acessível e visa conectar você rapidamente ao motorista parceiro. Além disso, manter-se atento ao final da viagem, avaliando o motorista e verificando o carro, pode evitar esse tipo de situação no futuro.

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar