inDrive anuncia novas medidas de segurança e novidades na plataforma durante evento em São Paulo.
Na última quinta-feira (17), São Paulo foi palco do evento “Motorista Top Brasil”, organizado pela inDrive, que reuniu os 10 motoristas com o maior número de corridas da plataforma. Durante o encontro, a equipe do 55content teve a oportunidade de conversar com Gabriel West, Ride Hailing Country Lead da inDrive. Confira a entrevista completa a seguir:
Qual é o seu objetivo na inDrive?
Gabriel West: Eu já tenho bastante experiência no mercado de mobilidade e, para ser sincero, estava com saudade desse setor. Quando conheci a inDrive, vi um grande desafio e uma oportunidade interessante. Nosso modelo se destaca por promover o “poder de escolha”. Damos liberdade tanto para os motoristas quanto para os passageiros. O motorista pode escolher as corridas que se sente confortável em fazer e também negociar um preço que considere justo. Esse conceito de transparência e preço justo foi o que mais me atraiu e é o que me motiva a crescer na inDrive e no mercado brasileiro.
Você teve participação na parceria com o Flamengo, onde a inDrive se tornou patrocinadora?
Gabriel West: Não participei diretamente da negociação, pois quando entrei a parceria já estava fechada. No entanto, desde a assinatura do contrato, estive envolvido em todos os projetos que estamos desenvolvendo com o Flamengo, tanto para motoristas quanto para passageiros. Essa parceria tem nos ajudado a aumentar a visibilidade da inDrive no Brasil.
E há novidades planejadas para os próximos meses?
Gabriel West: Sim, temos algumas novidades planejadas para o próximo ano. A primeira é a inclusão da opção de pagamento com cartão de crédito dentro do aplicativo, algo que tanto motoristas quanto passageiros têm pedido bastante. Isso também trará mais segurança para todos. Além disso, estamos trabalhando para oferecer corridas com preço fixo, além do modelo de negociação de preços. Queremos dar mais opções para os usuários e aumentar a segurança nas transações financeiras.
E como vocês pretendem atrair mais passageiros? Sabemos que é mais fácil conquistar motoristas oferecendo vantagens como taxas menores, por exemplo, a taxa de 9,9% que a inDrive aplica na maioria das regiões. Mas os motoristas reclamam que às vezes falta demanda. Como vocês planejam superar a concorrência da 99 e da Uber?
Gabriel West: A demanda é um dos nossos principais focos para o próximo ano. A parceria com o Flamengo está diretamente ligada a isso, para aumentar nossa visibilidade e atrair mais passageiros. Além disso, estamos trabalhando para que a plataforma seja vista como uma opção mais justa para ambos os lados, o que, acreditamos, vai atrair mais usuários de forma orgânica ao longo do ano.
Em um determinado momento do evento, foi aberto um espaço para que os motoristas convidados também pudessem fazer perguntas para West.
Questionado sobre os prejuízos causados por passageiros que solicitam corridas para terceiros e, no final, afirmam que a conta não é deles, resultando em situações de não pagamento e até violência, como a necessidade de chamar a polícia, West reconheceu o problema e garantiu que a empresa está comprometida em resolvê-lo.
“Esse é um ponto extremamente importante, que envolve diretamente a segurança dos motoristas”, afirmou, ressaltando que a inDrive não quer apenas minimizar a questão, mas “acabar com isso por completo”. Ele explicou que a recomendação atual é que os motoristas entrem em contato com o suporte sempre que enfrentarem esse tipo de situação, para que o passageiro responsável seja bloqueado da plataforma.
Além disso, West mencionou que medidas estão sendo desenvolvidas para serem implementadas no próximo ano, como o pagamento via aplicativo, o que evitará a necessidade de lidar com pagamentos no final da corrida e reduzirá as chances de passageiros fugirem sem pagar. “Nosso foco, especialmente para o começo do ano que vem, é resolver esse problema”, destacou, frisando o impacto direto sobre os motoristas.
Outro questionamento abordou a demora no processo de troca de veículos dentro do aplicativo, algo que, segundo os motoristas, afeta diretamente o desempenho de suas atividades. West reconheceu o problema e afirmou que a empresa já está trabalhando para solucionar essa questão.
“Entendemos que o processo atual está um pouco demorado e sabemos das dificuldades que vocês enfrentam”, disse. Ele também explicou que a empresa está testando uma nova ferramenta de cadastro e gestão de veículos dentro do app, e que a expectativa é que a solução esteja disponível até o final do ano. Segundo West, essa é “uma das nossas maiores prioridades no momento”.
Uma preocupação recorrente levantada pelos motoristas foi sobre as corridas solicitadas para terceiros, que, segundo a categoria, representam uma porcentagem considerável do total. Além disso, eles relataram problemas com passageiros que trazem grupos maiores do que o permitido ou que estão em condições inadequadas. No entanto, muitos motoristas têm receio de cancelar essas corridas por medo de prejudicar sua avaliação.
West deixou claro que os motoristas têm todo o direito de recusar corridas que não estejam de acordo com as regras e garantiu que a empresa está trabalhando para incluir no aplicativo uma opção que permita a recusa de corridas com passageiros extras ou em situações que comprometam a segurança. “A questão da segurança é nossa prioridade”, afirmou, acrescentando que irá “se aprofundar nisso com a equipe” para garantir que os motoristas possam cancelar essas corridas sem impacto negativo.
Durante o evento, um motorista também relatou que foi assaltado duas vezes por passageiros que não eram os registrados no aplicativo, além de ter dificuldades em contestar avaliações negativas injustas. Ele também comentou que algumas avaliações parecem ser influenciadas por fatores alheios ao serviço, pedindo maior rigor na análise dessas situações.
Em resposta, Gabriel West reconheceu o problema e destacou que a inDrive está reforçando o processo de verificação de passageiros, incluindo a exigência de CPF e selfies para confirmar a identidade. Ele também mencionou que a empresa está moderando o chat e os nomes dos usuários em tempo real para evitar termos ofensivos e garantir maior segurança aos motoristas. Por fim, West garantiu que a empresa está atenta ao impacto das avaliações injustas e está trabalhando para melhorar esse processo.