“Sempre voltados para o interior do Brasil”: Conheça os serviços de delivery onde o iFood não opera 

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"A imagem é um gráfico dividido em duas partes, apresentando os logotipos de dois serviços de entrega de comida. No lado esquerdo, um fundo roxo exibe o logotipo da 'Aiqfome', que consiste em um ícone estilizado de um alimento mordido e o nome da marca em texto branco. No lado direito, a interface do 'Delivery Much' é mostrada com um fundo laranja e amarelo. O texto diz 'Delivery de todo tipo de comida, pra todo tipo de rolê', e há uma barra de pesquisa para digitar o nome da cidade ou o código do estado. A hashtag '#OAPPQUESALVAOROLÊ' é exibida na parte inferior."
Foto: Reprodução/ Captura de tela

Apps de delivery crescem em cidades interioranas do país e abrem espaço para novos empregos.

iFoods do interior, conheça os novos aplicativos que surgem da crescente demanda por serviços de delivery, onde setor tem se expandido rapidamente em diversas regiões do Brasil. Esse cenário abriu novas oportunidades de negócios para empresários em regiões menores, onde grandes players como o iFood não têm uma presença tão marcante.

Nesse contexto, empresas como AiQfome e Delivery Much têm se destacado, preenchendo a lacuna deixada pelos grandes aplicativos de delivery em cidades do interior e pequenas localidades.

Delivery Much: Surgimento e Expansão

Com mais de 10.000 restaurantes cadastrados na plataforma, o Delivery Much está presente em mais de 100 cidades brasileiras, e surge através da necessidade de entregar tecnologia e serviço de delivery a cidades do interior brasileiro: “Nosso objetivo sempre foi levar tecnologia para cidades pequenas e médias, que não tinham o mesmo acesso que as capitais, e foi isso que nos propusemos a fazer. O desafio principal foi introduzir uma tecnologia na rotina das pessoas e dos restaurantes, algo que não estavam acostumados em uma época que pouco se falava sobre”, conta a empresa.

A equipe do Delivery Much conversou conosco e contou sobre o funcionamento da plataforma. Segundo eles, o app que trabalha apenas com restaurantes, não se responsabiliza pela gestão dos entregadores, pois o franqueado é o responsável por todo esse processo. A parceria começa quando o franqueado está na cidade, conhece o proprietário do restaurante, troca mensagens pelo WhatsApp e se faz presente localmente. Além disso, o franqueado atua como consultor de negócios para o parceiro, pois está diretamente interessado no sucesso do estabelecimento, ajudando a formular estratégias de vendas.

Caso o restaurante precise de suporte, ele não liga para uma central de atendimento impessoal. Ele fala com o franqueado, que é a mesma pessoa que apresentou a Delivery Much para o estabelecimento, fez a implementação do sistema, que visita frequentemente e que consome seu produto. A empresa denomina esse processo como relações hiperlocais.

Quais estratégias a Delivery Much utiliza para se adaptar às necessidades específicas de pequenas e médias cidades? Existe alguma personalização dos serviços oferecidos?

“Sim, acreditamos muito que as relações hiperlocais são fundamentais para o sucesso da Delivery Much em cidades pequenas e médias. Como expandimos por meio de franquias, são os franqueados que fazem toda a gestão do aplicativo na cidade, estão em contato direto com os clientes e restaurantes, e dão um toque local para o aplicativo. A Delivery Much se torna o app da cidade, com uma presença que só quem está localmente, conhece o povo e o sotaque, consegue trazer”.

“Foi desafiador, porém com o tempo, o produto ganhou popularidade e a Delivery Much ficou muito conhecida localmente. Com isso, clientes nos buscaram para levar o app para outras cidades, e foi quando começamos a expandir por meio de franquias, sempre voltados para o interior do Brasil”, comemora o Delivery Much.

aiqfome

Igor Remigio, CEO do aiqfome, app de delivery presente em mais de 700 cidades em 23 estados, também conversou conosco e contou que a expansão da empresa teve início em 2015, após a consolidação do modelo de negócio em Maringá-PR, a cidade-sede. Depois de receberem contatos de pessoas interessadas em levar o app para suas localidades, perceberam que havia uma necessidade e uma oportunidade de oferecer tecnologia e um serviço de delivery via app para pequenas e médias cidades do interior do Brasil.

Há quantos entregadores e restaurantes cadastrados na plataforma? 

“Nosso serviço de logística próprio teve início no segundo semestre de 2020 e atualmente conta com mais de 2 mil entregadores parceiros cadastrados. Quanto aos lojistas, temos mais de 30 mil lojistas cadastrados que atuam majoritariamente no segmento de delivery de comida, mas também trabalhamos com lojas de outras categorias como conveniências, mercados, pet shops, água, gás e etc”.

Quanto ganha, em média um trabalhador do app?

“Em média, nossos entregadores parceiros têm um ganho que pode variar entre R$25 a R$35 por hora. E desde o início da nossa operação de logística, nos preocupamos em oferecer aos entregadores um produto que se diferencia positivamente do mercado. Temos suporte humanizado em tempo real, não cobramos comissão sobre o valor das entregas, nossos entregadores têm seguro de vida e recebem valores adicionais por sazonalidade”.

Quando questionados sobre o faturamento da empresa, o aiqfome informou que anualmente arrecada mais de 1 bilhão de reais em vendas e mais de 30 milhões de pedidos para seus lojistas parceiros. 

Experiência do usuário

Fabiana Pereira é moradora de Santa Cruz do Sul (RS), e usuária do aplicativo aiqfome, e comenta sua experiência: “Em comparação com o iFood e Rappi, eu acho o aiqfome muito mais dinâmico e fácil de utilizar. A forma como foi feito o design do app foi muito bom, ele é muito fácil de encontrar as informações e os filtros são melhores”.

“Por mais que os restaurantes estejam aderindo mais ao iFood agora, e acredito que isso tenha relação direta com a taxa cobrada pela aiqfome, ainda assim, ele é sim mais utilizado que iFood. Tem muito mais opções de restaurantes, e a divulgação dos estabelecimentos sempre está relacionada ao aiqfome. Quando saio com amigos, sempre falam do aiqfome, muito raro falar do iFood”, conta a moradora de Santa Cruz do Sul.

“O iFood aqui na minha cidade virou mais como segunda opção, algo do tipo: não tem esse restaurante no aiqfome, vamos ver se tá no iFood. Ou comparamos preços entre as plataformas, mas por muito tempo, o aiqfome pareceu também muito mais seguro para pedir delivery. Talvez porque o iFood era sempre vazio de restaurante, e os poucos que tinham lá não eram conhecidos, então parecia que iríamos levar um golpe ou algo do tipo”.

Impactos econômicos e culturais

Em conversa com Célio Salles, conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), buscamos avaliar a importância de aplicativos regionais de delivery: “Os restaurantes não podem ficar dependentes de uma única plataforma, quando ele o faz, ele se torna refém da tecnologia. Independente da cidade ser grande, pequena ou interior, o comportamento de delivery é parecido, mas elas geram negócios adicionais, importantes para os restaurantes. O delivery é um acréscimo importante para a maior parte deles”.

O conselheiro, conclui: “ A ABRASEL defende um ambiente livre e com equilíbrio concorrencial, por isso queremos ajudar para que esses aplicativos regionais prosperem também”.

Apesar da força do iFood, os apps de delivery regionais tem ganhado força em regiões menores do país e expandindo os comércios locais. A partir desse desenvolvimento, desde 2020 o aiqfome faz parte do Grupo Magalu, compondo a vertical de food delivery. Além disso, o Delivery Much anunciou em 2021 sua rodada de investimentos série B com a Stone, a fintech brasileira de meios de pagamentos.

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