A taxa maior será para passageiros que derramarem “fluidos corporais” no carro do motorista.
A Uber lançou um esclarecimento aos motoristas parceiros sobre como proceder em caso de sujeira causada por usuários em seus veículos.
Quando um passageiro sujar o interior ou exterior de um veículo a ponto de impedir a continuidade do trabalho do motorista, este pode solicitar uma taxa de limpeza. Esse valor tem como objetivo cobrir os custos de uma limpeza profissional necessária e é diretamente cobrado do usuário responsável.
Os motoristas podem solicitar a taxa de limpeza dentro do aplicativo, no setor de “Pedir ajuda com uma viagem”. O aplicativo pede fotos da sujeira e a nota fiscal do serviço de limpeza para realizar a cobrança do cliente.
É importante que o serviço de limpeza seja efetuado até 5 dias após o incidente e que a nota fiscal contenha detalhes como nome do motorista, placa e modelo do carro, CNPJ da empresa de limpeza, data e descrição do serviço. A Uber precisa dessas informações para assegurar o reembolso correto ao motorista.
A taxa de limpeza é calculada com base na gravidade da sujeira, dividida em quatro categorias:
- Pequenos danos (ex.: derramamento de bebida ou comida): até R$50,00.
- Danos moderados (ex.: derramamentos mais significativos de bebida ou comida): até R$80,00.
- Danos de moderados a graves (ex.: derramamentos grandes em superfícies de difícil limpeza): até R$200,00.
- Danos graves (ex.: fluidos corporais): até R$350,00.
Texto produzido com auxílio de inteligência artificial e com informações de assessoria.