Trabalhadores do aplicativo reivindicam taxação implementada em janeiro de 2024, sem nenhum aviso prévio.
A Rest of World publicou recentemente uma matéria explicando a taxa cobrada pela Rappi de R$12 todas as segundas-feiras, como uma nova taxa de serviço para os entregadores. Há quase um ano, a empresa atingiu um patamar financeiro de estabilidade, e agora, segundo os trabalhadores, implementaram a cobrança adicional no início do ano, sem nenhum comunicado.
Em entrevista para o portal de notícias, os entregadores afirmaram que entraram em contato com o aplicativo, mas sem sucesso. Antero foi um dos entrevistados e afirma: “Eu disse a eles que ou descontavam a cobrança de 12 reais ou aumentavam a tarifa”.
A equipe do 55Content procurou a empresa que, em resposta, esclareceu: “A tarifa semanal, implementada a partir de janeiro de 2024, é relativa à taxa de uso e licenciamento das plataformas Rappi Entregador e Box Delivery. Essa tarifa é cobrada apenas de entregadores parceiros que realizaram, pelo menos, uma entrega naquela semana e esse valor é reinvestido em benefícios e melhorias para os próprios entregadores. Entre esses benefícios, estão aumento de tarifa, missões semanais com campanhas para entregadores e maior volume de pedidos, dentre outros”.
Alguns entregadores lamentam sobre as taxas e promoções não atrativas, alguns ainda afirmam que em breve pretendem abandonar o aplicativo e seguir com entregas no concorrente, por conta de melhores condições de trabalho.
A startup de entrega colombiana, finaliza: “Além disso, incluímos iniciativas como o oferecimento de vagas gratuitas em cursos, soluções como centros de atendimento presenciais, suporte em tempo real e treinamentos de segurança no trânsito”.