App de entregas opera em 24 estados do Brasil, faturou R$35 milhões em 2023 e espera faturar R$72 milhões em 2024.
A equipe do 55Content entrevistou Gabriel Medeiros, um dos fundadores do Papa Delivery e Bebidas Online, aplicativos do setor de delivery.
Em 2019, Medeiros e Ciro Thiago Neto fundaram o Bebidas Online, um marketplace de aplicativos dedicado à entrega de bebidas. O projeto se expandiu rapidamente, sobretudo com o impulso da demanda gerada pela pandemia, levando à criação do Papa Delivery para abranger uma gama mais ampla de produtos.
Recentemente, o Bebidas Online está em processo de implementação de lojas físicas. Começou com um projeto piloto em São José do Rio Preto, mas, para 2024, a estratégia dos empresários inclui a abertura de 20 a 30 novos centros de distribuição, com um investimento individual de R$ 500 mil em cada unidade. O objetivo é alcançar um faturamento mensal projetado na faixa de R$ 200 mil a R$ 300 mil.
Em 2023, a Papa Delivery registrou um faturamento de R$35 milhões, marcando presença em 24 estados do Brasil e registrando um crescimento de 118% em relação a 2022. Para 2024, as expectativas são de um faturamento de R$72 milhões.
A Bebidas Online e a Papa Delivery fazem parte do portfólio do CG Group, uma holding especializada em franquias de Gabriel e Ciro, que registra um crescimento anual superior a 60%.
Medeiros revelou ao 55 suas expectativas e experiências com ambas as empresas, e um pouco sobre sua terceira empresa, CompreGados. Confira, abaixo, a entrevista na íntegra:
Eu queria que você começasse se apresentando um pouco, falando sobre o começo das empresas, o que motivou você a entrar no ramo do delivery, como foi esse processo.
Ah, bacana. Toda a nossa empresa começou em 2018 para 2019, com o Bebidas Online. Eu tinha uma agência de marketing, desenvolvimento de aplicativo, e era uma carência do mercado, algum aplicativo que entregava bebida. Na época, os aplicativos que tinham entregavam apenas comida e eram bem restritos. Então, nós tivemos a ideia de criar um marketplace através de aplicativo que entregasse todo tipo de bebida e produtos convenientes na porta da casa das pessoas. Nós lançamos em 2019, colocamos no ar, começou a rodar e deu muito certo aqui em São José do Rio Preto. Com a pandemia, em 2020 e 2021, o negócio acabou ganhando uma escala muito maior, e a gente começou a expandir através do modelo de franquias. E sempre foi o aplicativo online que atendia vários pontos de conveniência, depósito de bebida, e agora a gente entrou numa fase da gente ter nossa operação física também, para fazer todo o círculo ali, toda a rota e garantir um serviço de maior qualidade.
E o Papa Delivery, como foi esse processo?
O Bebidas Online, ele sempre foi focado muito em bebida, bem nichado para o segmento de bebidas. E as pessoas sempre pediam pra gente colocar os mais variados tipos de produtos, desde alimentação, a questão de farmácia, pet shop, floricultura, todo tipo de nicho. E como a gente tem a tecnologia na mão, a gente resolveu montar um aplicativo voltado pra tudo, que é o Papa Delivery.
Como foi o processo de decisão de abrir as lojas físicas? Vocês planejam expandir para além de São José do Rio Preto?
Nós vimos que tinha um gargalo na operação, em várias cidades não tinha um ponto de venda que conseguisse fazer um delivery de qualidade. Então a gente começou a rodar um projeto piloto pra ver se a gente conseguia sincronizar, a expertise que a gente tem no delivery com a loja física. A gente rodou esse piloto de seis meses aqui em São José do Rio Preto, uma loja fechada, apenas focada no delivery. E deu muito certo nesse período. Aí a gente decidiu, de fato, investir nela e abrir uma loja física no delivery. Então, a gente fez esse complemento. Era uma loja, uma dark store que a gente chama, fechada apenas para delivery, mas a gente viu que dava pra atender a dark store e abrir ao público também. Então a gente fez essa primeira loja. É uma loja piloto ainda que a gente tá rodando, validando, pra gente começar a escalar e expandir ela.
E como vocês lidam com a concorrência do mercado de delivery, principalmente com essas plataformas de grande escala? Qual você diria que é o diferencial de vocês?
Cada plataforma tem uma particularidade. No caso, hoje os dois maiores são o Zé Delivery, que é um produto da Ambev. Então ele foca muito nos produtos da Ambev. E ele não é um marketplace no front-end, ali na cara. Você compra do Zé Delivery e ele distribui por trás. O nosso não. A pessoa já escolhe o ponto de venda que ela quer e a gente não é fechado com uma marca específica. Pode vender qualquer tipo de bebida de determinadas marcas locais ou nacionais na plataforma. Então tem essa diferenciação da pessoa, do dono do ponto de venda, ter esse livre-arbítrio. E nosso modelo de negócio comparado ao iFood, ele é mais barato para o lojista e para quem compra também. Então são nossos diferenciais.
E como são os entregadores? Eles são de vocês ou vocês contratam empresas terceirizadas?
Hoje são terceirizados. São terceirizados ou por conta do operador logístico da cidade ou da loja.
Quais são os planos de expansão ou crescimento das empresas nos próximos anos? Como você vê esse futuro do segmento do delivery?
Atualmente nós estamos focados nas três marcas próprias que a gente tem. A gente está expandindo por conta própria nossos modelos. No caso do Papa Delivery, a gente está abrindo lojas próprias, unidades próprias. No Bebidas Online também estamos abrindo unidades próprias do ponto de venda em cidades que nós já somos fortes com a operação. E do outro aplicativo, CompreGados, a mesma coisa, a gente começou uma expansão nacional por conta própria também. Então a gente está visando expandir, mas todos por conta própria esse ano e não pelos modelos que a gente atuava, que era franquia e licença.
As empresas têm medidas específicas de sustentabilidade? Principalmente considerando como o segmento do delivery tem muito impacto ambiental. Isso é uma coisa que vocês focam também na operação?
Sim, principalmente o Compregados, que é um aplicativo que a gente nem tocou aqui, mas ele é 100% voltado para sustentabilidade e bem-estar animal. Ele é um aplicativo marketplace do agronegócio, onde evita o leilão, levar o gado até o leilão, dando um bem-estar maior. E também a questão da sustentabilidade, por não ter deslocamento através de caminhão, reduz bastante essas emissões. Então, é bem voltado para sustentabilidade e bem-estar animal.
Tem alguma coisa que eu não abordei que você quer falar sobre as empresas, sobre as operações?
Só para falar um pouco do nosso modelo de negócio hoje, hoje nós temos uma holding de investimentos que investe nas nossas empresas. Então a gente capta recursos de investidores de unidades específicas, por exemplo, vou abrir bebidas online em uma unidade em Ribeirão Preto. A gente busca esses parceiros, investidores, e nós montamos e tomamos conta da operação. Então nosso modelo atual das três empresas se dá dessa sociedade em conta de participação, que a gente chama.