Rhino é novo app de veículos blindados em SP. Motoristas podem receber de 4 a 8 mil reais/mês, corridas custam de 50% a 100% mais do que as dos concorrentes.
Nesta sexta-feira (23), a equipe da 55 conversou com o russo Daniil Sergunin, co-fundador e CEO da Rhino, novo aplicativo de mobilidade urbana apenas com veículos blindados.
Sergunin, que viveu na Suíça antes de se mudar para o Brasil durante a pandemia, compartilhou a inspiração por trás da criação da Rhino, destacando a disparidade de segurança que notou ao comparar suas experiências nos dois países. Acostumado com os padrões suíços, ele se viu confrontado com a realidade brasileira, onde a sensação de segurança no transporte diário era menor. Essa observação o levou a identificar uma lacuna no mercado de mobilidade urbana: a falta de uma opção segura e confortável para aqueles que desejam se deslocar sem recorrer à blindagem pessoal de veículos.
Com o lançamento da Rhino em São Paulo, Sergunin e sua equipe buscam preencher essa lacuna, oferecendo um serviço exclusivo de transporte em veículos blindados de nível 3A, o máximo permitido por lei. O serviço, atualmente disponível em áreas selecionadas da cidade, promete, segundo o CEO, expandir sua cobertura e atender a uma demanda crescente por transportes seguros.
A conversa revelou detalhes sobre as operações da Rhino, incluindo as áreas de atuação, opções de blindagem, métodos de pagamento aceitos e o processo para se tornar um motorista da plataforma. O CEO afirma que os motoristas não arcam com os custos de manutenção dos carros, uma vez que os veículos são próprios ou alugados pela empresa.
Sergunin também abordou pontos importantes, começando pela estrutura salarial atrativa para os motoristas. Ele explicou que trabalhando 5 dias por semana e cumprindo uma jornada de 8 horas diárias, p salário inicial é de R$4 mil, mas pode aumentar para até R$8 mil com as variáveis. Além disso, ele falou sobre como a empresa precifica suas corridas, mencionando que geralmente são de 50% a 100% mais caras em comparação às plataformas mais conhecidas. Por fim, o CEO compartilhou os planos de expansão futura da empresa e os números atuais da operação.
Confira a entrevista abaixo:
Gostaria de entender como surgiu a sua ideia para a criação da Rhino, qual foi a inspiração inicial?
Meu nome é Daniil, e embora eu seja russo, vivi na Suíça e durante a pandemia, há mais de três anos, me mudei para o Brasil. Ao chegar aqui, notei uma enorme discrepância em termos de segurança em comparação com a Suíça, algo que pode parecer evidente para quem conhece ambos os países.
Para mim, foi uma constatação impactante e desanimadora perceber a falta de segurança no Brasil. Rapidamente vi que as opções para se sentir seguro, sem ter que recorrer a um veículo blindado próprio, eram praticamente inexistentes. A possibilidade de solicitar um táxi ou carro blindado, que oferecesse segurança e conforto, simplesmente não estava disponível. Foi nesse contexto que a ideia surgiu em minha mente e começou a se desenvolver.
Em quais cidades o aplicativo está disponível?
Lançamos nosso produto em São Paulo há algumas semanas e atualmente operamos apenas em certas regiões da cidade, incluindo Itaim, Vila Olímpia, Vila Nova Conceição, Pinheiros, Jardins e arredores. Nosso objetivo é expandir a cobertura para toda a cidade e, eventualmente, para as principais cidades do Brasil nos próximos anos.
Atualmente, o foco do nosso serviço é atender clientes nas áreas mencionadas, mas os usuários podem ir para qualquer destino como Guarulhos e Campinas. Contudo, solicitar serviços fora dessas regiões pode ser desafiador devido à limitada disponibilidade de veículos.
Quais são as opções de blindagem?
Não oferecemos opções de blindagem: utilizamos exclusivamente o nível 3A, o máximo permitido por lei, garantindo que todos os nossos veículos sejam certificados com essa proteção. Isso reflete nosso compromisso com a segurança, elemento central de nossa identidade empresarial, e não prevemos oferecer blindagens inferiores para reduzir custos. Enquanto buscamos diferenciar nossos serviços através de veículos de alta qualidade e conforto, mantemos uma oferta única de blindagem. Podemos, no futuro, introduzir categorias de serviço com veículos ainda mais sofisticados, mas a blindagem padrão permanecerá inalterada como parte de nossa proposta de valor.
Quais são as opções de pagamento aceitas?
Atualmente, aceitamos apenas cartões de crédito e débito através de um parceiro renomado no mercado, garantindo pagamentos seguros. Os usuários podem registrar seus cartões no aplicativo. Não oferecemos assinaturas ou pacotes mensais, apenas pagamentos únicos por corridas do ponto A ao ponto B. No momento, não aceitamos Pix, mas planejamos introduzir opções adicionais, incluindo Pix, Apple Pay e Google Pay, nas próximas semanas.
Como é o processo para se tornar um motorista da Rhino? Eles passam por algum treinamento específico?
Os motoristas são essenciais para nossa proposta de valor, focada em segurança, conforto e conveniência. Eles passam por um rigoroso processo de seleção que inclui verificação de antecedentes, entrevistas com o RH, psicólogos, e uma entrevista final presencial com o diretor de operações. Após a seleção, realizamos um dia de treinamento abrangente sobre os valores da empresa, atendimento ao cliente, e uso do aplicativo.
Os veículos são dos motoristas ou da Rhino?
Nós fazemos a gestão direta dos veículos, que são próprios ou alugados pela empresa, garantindo controle sobre a qualidade e a segurança. Os motoristas recebem veículos limpos e prontos para uso, e são responsáveis apenas pela condução. Limitamos os turnos a 8 horas para assegurar o bem-estar dos motoristas e a segurança dos clientes.
Além disso, cobrimos todos os custos operacionais, incluindo manutenção e combustível, garantindo que os veículos estejam em perfeitas condições. Esse controle rigoroso sobre os processos e a frota destaca nossa plataforma das demais, reforçando nosso compromisso com a qualidade do serviço.
Qual é a estrutura salarial para motoristas em sua plataforma e como isso se compara com outras plataformas?
Bom, no que diz respeito à remuneração, oferecemos um pacote atraente que inclui uma parte fixa significativa por turno de trabalho, além de uma componente variável baseada no desempenho e na avaliação dos clientes. Esta estrutura salarial é diferente das outras plataformas, pois não está diretamente ligada ao número de corridas realizadas, mas sim à qualidade do serviço prestado. Para um trabalho de 8 horas diárias, 5 dias por semana, a remuneração mínima é de R$4.000, podendo chegar até R$8.000 com a parte variável, sem a necessidade de trabalhar horas extras. Esta oferta é excepcionalmente competitiva no mercado.
Além disso, enfrentamos o desafio de receber quase mil aplicações de motoristas por semana, o que excede a capacidade do nosso departamento de Recursos Humanos para processar. Isso reflete o alto nível de interesse gerado pelas condições atrativas que oferecemos e reforça a necessidade de manter um processo seletivo rigoroso para manter a alta qualidade do serviço ao nosso cliente distinto. Este volume de candidaturas também destaca a importância de termos capacidade para gerenciar tal demanda, visando manter e elevar o padrão de qualidade que entregamos aos nossos clientes.
Os motoristas são CLT?
Este detalhe não é tão crucial no contexto do nosso processo seletivo e treinamento, que consideramos mais importantes. Em relação à contratação, temos diversas modalidades jurídicas ou burocráticas disponíveis. A escolha do modelo de contratação é uma decisão conjunta entre a empresa e o profissional, levando em conta vários aspectos para determinar o que é mais benéfico para ambas as partes. Quanto à questão específica da CLT e da necessidade de assinar a carteira de trabalho, esse é um aspecto mais técnico e jurídico que, em muitos casos, acaba sendo secundário diante do processo seletivo completo. O mais importante para nossos clientes é a qualidade e segurança do serviço prestado, independentemente da forma de contratação do motorista. Nossa empresa assegura a qualidade em todos os cenários de contratação, oferecendo várias opções para que os motoristas escolham a melhor maneira de colaborar conosco.
Como são calculados os preços das corridas da Rhino?
A formação do preço é influenciada por diversos custos adicionais que são únicos à nossa operação, diferenciando-se de outras plataformas. Por exemplo, o uso de veículos blindados implica em um custo de aquisição e manutenção significativamente maior, além de um consumo de combustível ligeiramente superior. Para calcular o preço das corridas, utilizamos um sistema baseado na distância percorrida e no tempo gasto, resultando em tarifas que podem ser até 50% a 100%, ou seja, até 2 vezes, mais elevadas do que as oferecidas por concorrentes. Contudo, considerando o alto nível de segurança e conforto proporcionado aos usuários, acredita-se que o preço é justificado.
Os motoristas são pagos semanalmente ou mensalmente?
O pagamento é realizado aproximadamente a cada duas semanas, ou seja, de forma quinzenal. Essa mudança foi adotada após observarmos a necessidade de uma frequência de pagamento maior que a mensal, para ajudar os motoristas a cumprir suas obrigações financeiras de maneira mais eficaz.
Você poderia compartilhar conosco os números de operação do aplicativo?
Mais de 20 mil pessoas já baixaram nosso aplicativo, refletindo um interesse significativo no nosso produto. Contudo, nem todos têm acesso a ele devido às limitações geográficas da nossa operação. Atualmente, nosso serviço está disponível apenas em áreas específicas, o que nos obriga a explicar aos potenciais clientes fora dessas regiões, como Campinas, por que não podem utilizar o serviço. Recebemos muitas consultas de pessoas em áreas onde ainda não operamos, demonstrando uma forte demanda tanto dentro quanto fora das nossas zonas atuais de serviço.
Nosso objetivo é aumentar o número de usuários atendidos e expandir nossa frota e capacidade de atendimento, visando abranger toda a cidade de São Paulo ainda este ano. Isso eliminará as restrições de acesso e nos permitirá, posteriormente, expandir para outras cidades, como o Rio de Janeiro, Brasília, e além.
Quanto ao número de motoristas, embora seja suficiente para atender à demanda atual dentro da nossa área de operação, optamos por não divulgar essa informação especificamente. Nosso foco está em crescer e melhorar continuamente para atender e expandir nossa base de clientes.