Uber anunciou na manhã de hoje (26) que a partir de abril de 2024, começará a oferecer suporte à implementação de um serviço de transporte operado por empresas de táxi, mas utilizando carros e motoristas particulares. A novidade será implementada no Japão.
Segundo a empresa, ela iniciará discussões com empresas de táxi em todo o país que desejam implementar este serviço.
“Com base nas diretrizes intermediárias da Comissão de Promoção da Reforma Regulatória do governo, divulgadas em 26 de dezembro de 2023, a partir de abril de 2024, as empresas de táxi poderão fornecer serviços de transporte utilizando carros particulares e motoristas locais em áreas e momentos onde há escassez de opções de transporte”, disse a empresa em comunicado. A empresa ainda explicou que os detalhes específicos do serviço serão finalizados após discussões com as empresas parceiras e com base nas futuras diretrizes do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão.
“Esta iniciativa visa resolver a falta de transporte em certas áreas e, consequentemente, contribuir para a ativação da economia japonesa. A Uber Japão continuará colaborando com as empresas de táxi para criar um futuro onde todos no Japão, incluindo visitantes estrangeiros, possam se deslocar livremente para qualquer lugar”.
Este é mais um movimento de aproximação da Uber com o mercado de táxi, seu “ex-inimigo” número 1. A empresa já oferece a categoria Uber Táxi em diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil, em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. A empresa também passou a autorizar que táxis façam corridas no UberX em algumas cidades do EUA.