Por João Pedro Lima para Redação 55content
A Austrália tem atualmente uma das taxas mais altas de propriedade de automóveis do mundo, embora os carros fiquem parados 95% do tempo. Pensando nisso, a Uber realizou um teste, chamado de “One Less Car” (‘Um carro a Menos’, em inglês), que desafiou 58 australianos a não usarem seus carros por quatro semanas.
O estudo procurou explorar os desafios e oportunidades dos estilos de vida sem carros e analisou o processo dos participantes em abandonarem os seus carros e utilizarem outros meios de transporte durante o período do teste.
Ao desistirem dos automóveis, o número médio semanal de viagens entre os integrantes do teste caiu ligeiramente, de 21 para 19 viagens. No entanto, o número de tipos de transporte utilizados aumentou significativamente, com uma média de quatro diferentes tipos de meios de locomoção. Descobriu-se que caminhar, andar de bicicleta e compartilhar caronas foram as principais soluções do estudo, com os dois últimos em um aumento de 4 a 5 vezes na frequência de uso. As viagens de trem e ônibus aumentaram 156% e 86%, respectivamente, e o uso de carros compartilhados triplicou. A contagem de passos dos participantes também aumentou; eles relataram benefícios de saúde e bem-estar.
A pesquisa da Uber revela três barreiras principais para viver sem carros na Austrália: 1) acesso desigual a alternativas de transporte, 2) qualidade, conveniência e confiabilidade inconsistentes do transporte alternativo e 3) o alto valor percebido e a acessibilidade do uso do carro. Segundo a Uber, o último ponto parece contradizer a realidade, uma vez que a análise da empresa sugere que 2,5 milhões de carros na Austrália são subutilizados e que os carros que percorrem menos de 5.000 km/ano podem não fazer sentido financeiro para os seus proprietários.
Meios de transportes predominantes na Austrália
O veículo privado domina o cenário de transportes australiano, com 72% das viagens de mobilidade do país ocorrendo em um carro, ultrapassando significativamente a caminhada ou a bicicleta (15%), o transporte público (13%) ou o transporte compartilhado e táxi (1%).
One Less Car
Na conclusão dos estudos, a Uber criou uma lista de recomendações aos governantes e sociedade como um todo para aderir à política de “Um Carro a Menos”:
Impacto agora (etapas imediatas):
- Investir em infraestrutura para aumentar a acessibilidade;
- Melhorar a qualidade, a confiabilidade e a conveniência de cada viagem nos transportes públicos;
- Aumentar a conscientização sobre as opções de viagem e enfatizar os benefícios;
- Incentivar pessoas que estão prontas para mudar e ampliar o que está em funcionamento para isso.
Impacto duradouro (longo prazo):
- Habilitar planos e estratégias para oferecer suporte a mais de quatro tipos de transporte;
- Reforma política de todo o governo em direção à política de “um carro a menos”;
- Apostar em grandes projetos de transporte coletivo.