Na última semana, usuários do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital se depararam com um banner os convidando para fazer parte de uma pesquisa sobre o trabalho de motoristas e entregadores por aplicativos. A pesquisa chamou atenção e repercutiu entre as categorias nas redes sociais.
As pesquisas do Ministério do Trabalho são realizadas frequentemente e não são exclusivas de um só grupo. Em nota enviada ao 55Content, o Ministério do Trabalho afirmou que o questionário foi desenvolvido para entender o perfil dos trabalhadores por aplicativo, seja com entrega de produtos ou transporte de pessoas.
Segundo a pasta, os resultados das pesquisas vão ser utilizados posteriormente para a elaboração, avaliação e promoção de políticas de valorização do trabalho. Ainda segundo a pasta, o aplicativo também é utilizado para envio de informações sobre de vagas de emprego, qualificação profissional, notícias do mercado de trabalho e pesquisas no para promoção de políticas públicas do trabalho.
GT da Regulamentação
Em junho, o Ministério do Trabalho deu início às reuniões do Grupo de Trabalho da Regulamentação, que está debatendo sobre o futuro dos motoristas e entregadores e sua relação com as plataformas. Desde sua fundação, o grupo formado pelo ministério tem gerado debates efervescentes nas redes sociais.
Leia mais em: Grupo da Uber propõe pagar R$15,60 por hora para motoristas. Representantes pedem R$71,75