Na manhã de hoje (9), a 99 anunciou o lançamento de um novo recurso de segurança.
Agora, passageiros serão “recompensados” com selos de verificação por complementarem suas informações no perfil. Os passageiros também poderão optar por compartilhar sua foto na hora de embarque para facilitar na identificação, rapidez e segurança. O novo recurso vai estar disponível no dia 17/08.
Segundo a 99, os passageiros terão dois tipos de selos que aparecerão nas informações do passageiro e serão disponibilizados de acordo com o número de informações cedidas pelo passageiro. De acordo com a 99, passageiros com perfis mais completos conseguem ter mais corridas atendidas e com mais velocidade, já que os motoristas tendem a aceitar corridas de passageiros com mais informações.
Os selos já existem no aplicativo e apontam se a conta do passageiro ou do motorista foi verificada pela plataforma. Com a inserção dos selos essencial e premium, o perfil dos passageiros terão três classificações:
A primeira é o selo inicial, de cor branca, o selo aparece em todos os perfis que atendem a exigência básica de cadastro no app (CPF ou cartão de crédito);
O segundo selo é o selo essencial, que será garantido através de informações complementares às informações básicas verificadas. Basicamente, o passageiro fornece seu CPF e nome completo para verificação pela plataforma. Após a checagem, o passageiro essencial recebe um selo na cor azul;
A versão mais prestigiada dos selos é chamada de selo premium, a única diferença é que, além do CPF e a documentação, o passageiro dispõe uma foto de rosto que passa pela verificação de uma inteligência artificial e de um cruzamento de dados. Os usuários desse selo terão uma identificação dourada no perfil.
Para cadastrar seus dados e atender as exigências mínimas para o selo premium, o usuário deve procurar a aba “eu quero o selo”. Ele será redirecionado a uma página de perfil. Depois de adicionar a foto, automaticamente, o passageiro passa a ter um selo premium.
Foto dos passageiros
Atualmente, o motorista da 99 tem acesso a informações básicas do passageiro como quantidade de corridas, nota e se ele foi verificado ou não. Na prática, as informações permanecem as mesmas, mas os usuários premium inserem a imagem para serem identificados com mais facilidade pelo motorista.
Segundo a 99, o motorista só terá acesso à foto do passageiro ao iniciar o embarque. Os motoristas não poderão ver a foto antes de chegar no local de embarque e nem ao final da corrida. De acordo com a plataforma, a medida traz segurança ao motorista e evita que motoristas “escolham” o tipo de passageiro que vai embarcar baseado na foto da pessoa.
Pessoas que utilizam o nome social também vão poder solicitar o selo.
“Essa é uma pequena atitude que faz muita diferença para melhorar a experiência tanto do passageiro quanto do motorista. Demora 15 segundos para completar o cadastro no app. O passageiro passa a receber o carro mais rapidamente e o motorista a se sentir mais seguro na viagem”, afirma Leandro Abecassis, Diretor de Produto e Experiência da 99.
Investimentos
A 99 afirma que registrou uma queda de 34% de incidentes graves nos seis primeiros meses de 2023.
Segundo a empresa, a redução se deu graças a um investimento pesado em recursos voltados à proteção dos motoristas e passageiros.
Como pontos fortes, a empresa relembra o lançamento do botão do pânico integrado a forças de segurança no Rio de Janeiro e avaliações dos passageiros pelos motoristas com tags como educação e cordialidade.
De acordo com a 99, serão investidos mais R$40 milhões em recursos de segurança até o final do ano.