Depois de um investimento de US$ 25 milhões, usuários chilenos contarão com uma frota de 250 carros elétricos.
Buscando atingir sua ambiciosa meta de emissão de carbono zero até 2040, a Uber anunciou na última semana a chegada do Uber Green ao Chile. A Uber Green é uma categoria exclusiva para motoristas de veículos elétricos ou híbridos. No Chile, a categoria contará apenas com veículos elétricos.
O foco da categoria é oferecer aos usuários da plataforma uma alternativa menos prejudicial ao meio ambiente, e, portanto, há poucas diferenças entre a Green e a categoria padrão, Uber X. Até mesmo o preço é semelhante ao da categoria padrão. A única diferença é que as corridas da Uber Green custam US$1 (nos EUA) a mais do que as corridas convencionais. O valor extra é mínimo para incentivar que mais passageiros usem a categoria e também para bonificar os motoristas que realizam as corridas mais sustentáveis. Metade do valor extra vai direto para o motorista, para ajudá-lo na manutenção de seu veículo, e a outra metade vai para o Programa Futuro Verde, que auxilia outros motoristas a migrarem para veículos com bateria elétrica.
A categoria chega à América Latina através de uma parceria entre a Uber, Enel X Way, Kia, Inversiones Security, SQM e Tucar. Juntas, as empresas investiram 25 milhões de dólares. O Chile é o primeiro país da América Latina a receber a modalidade que permite aos usuários solicitarem carros 100% elétricos. Na primeira etapa, estarão disponíveis 250 carros para usuários de Santiago.
“Esse é um grande passo na aceleração da eletromobilidade na América Latina, a Uber Green chega com um modelo único de implementação, que pode ser referência para outros países em termos de acesso a carros elétricos por parte dos motoristas e desenvolvimento da infraestrutura local”, explica Frederico Prada, Gerente Geral da Uber no Chile.
O modelo de parcerias que possibilitou o lançamento da Uber Green no Chile começou em 2020, quando a Tucar, startup chilena de aluguéis de carros, passou a disponibilizar carros para motoristas da plataforma. No ano seguinte, a Enel X Way viabilizou uma rede de estações de carregamento para os veículos em toda a região metropolitana de Santiago. Já em 2022, a Inversiones Security e a Kia criaram o primeiro fundo de aceleração da eletromobilidade na América Latina.
Errata: o Uber Green no Chile contará apenas com veículos 100% elétricos e não terá veículos híbridos, como informamos inicialmente.