Pesquisar

Governo Biden e Uber anunciam compromisso por veículos elétricos

ponto de exclamacao .png
Motorista
Joe Biden
Joe Biden

Uma das metas é acelerar a transição para veículos elétricos unindo investimentos dos setores públicos e privados.  

Como parte da meta do presidente Joe Biden de alcançar, até 2030, 50% de todas as vendas de veículos novos nos Estados Unidos como elétricos, a Casa Branca anunciou novos compromissos para apoiar a transição do país para veículos elétricos (EV) por meio do EV Acceleration Challenge.

Entre as empresas privadas que assumiram um compromisso público nesta segunda-feira (17), está a Uber.

A empresa comprometeu-se a atingir 400 milhões de milhas elétricas percorridas em sua plataforma nos EUA até o final de 2023, distribuindo recursos por meio de seu programa Green Future e de suas parcerias com montadoras, locadoras e empresas de cobrança para ajudar milhares de motoristas na transição para veículos elétricos.

Em março deste ano, a Uber anunciou que expandiu seu serviço de viagens em veículos elétricos para mais 14 cidades dos Estados Unidos, denominado Confort Electric, que permite aos usuários escolherem veículos elétricos, como o Tesla Model 3, o Ford Mustang Mach-E e o Polestar 2 para realizar a viagem. Agora, a categoria está disponível em Detroit, Indianápolis, Jacksonville, Minneapolis/St. Paul, Montreal, Nashville, Nova Orleans, Orlando, Palm Springs, Phoenix, Pittsburgh, Salt Lake City, Tampa Bay e Toronto.

Leia mais em: Uber anuncia expansão de nova categoria

De acordo com a Uber, a empresa pretende gastar US$ 800 milhões para ajudar seus motoristas a fazerem a transição para carros elétricos, oferecendo descontos para recarregar os veículos. O programa oferece vantagens tanto para o passageiro, que tem mais conforto, quanto para os motoristas, já que a remuneração para a direção de veículos elétricos é um pouco maior.

No entanto, o valor investido pelo passageiro é cerca de 20% a 40% maior do que em um Uber X padrão. Atualmente, a Uber está oferecendo descontos nos EUA para estimular os usuários a experimentar a opção – a promoção permite um desconto de até 25% no valor das duas primeiras viagens. Além do objetivo de zerar emissões na América do Norte até 2030, a Uber comprometeu-se a tornar-se uma plataforma de mobilidade com emissão zero na América do Norte e na Europa até 2030 e globalmente até 2040.

Compromisso do governo dos Estados Unidos

Desde que Joe Biden assumiu a presidência, as vendas de veículos elétricos triplicaram e o número de pontos de carregamento disponíveis ao público cresceu mais de 40%. Atualmente, existem mais de 3 milhões de pontos de carregamento de veículos elétricos nas estradas e mais de 135 mil carregadores públicos espalhados pelo país.

Segundo comunicado da Casa Branca, a Lei de Redução da Inflação permite que créditos fiscais sejam usados para a compra de veículos elétricos, independentemente de serem novos ou usados.

A lei também oferece incentivos para eletrificar veículos pesados, como ônibus escolares, e inclui suporte para a instalação de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em residências, comércios e locais públicos. Esses incentivos complementam os investimentos da Lei de Infraestrutura Bipartidária e outras iniciativas federais que estão estimulando a fabricação doméstica de veículos elétricos e baterias, além do desenvolvimento de uma rede nacional de carregamento de EV que fornece acesso a comunidades de baixa renda.

Segundo o governo dos Estados Unidos, esses incentivos reduzirão o custo dos veículos elétricos e da infraestrutura de carregamento de EV, aumentarão a demanda do consumidor e a concorrência, promoverão a equidade e a inclusão, e acelerarão o crescimento do mercado de carros elétricos. A ideia é que, por meio da fabricação de veículos elétricos nos Estados Unidos, sejam criados empregos bem remunerados, trazendo cadeias de suprimentos e desencadeando investimentos sem precedentes no setor privado, com mais de US$ 100 bilhões já anunciados apenas para a fabricação de baterias. A Casa Branca anunciou o EV Acceleration Challenge para trazer um futuro de transporte limpo, seguro, acessível e confiável para os americanos, acelerando a transição para veículos elétricos.

“A agenda Investing in America do governo Biden-Harris tem estimulado compromissos do setor público e privado para acelerar a transição para veículos elétricos. Os governos estaduais e locais também estão alavancando fundos federais para expandir a eletrificação de suas frotas de veículos. Esses anúncios se baseiam na expansão da rede de carregamento de EV e nos anúncios de fabricação divulgados pela Casa Branca em fevereiro, que acrescentarão mais de 100.000 carregadores públicos em todo o país”, explicou a Casa Branca.

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar