O cupom de desconto é um código disponibilizado pelas empresas para diminuir os preços dos seus produtos ou serviços e, assim, alavancar suas vendas.
Os cupons de descontos são os queridinhos dos usuários de aplicativos.
Como clientes, estamos sempre procurando em sites ou pedindo para conhecidos um “cupomzinho” para ganhar desconto naquela comida ou transporte por aplicativo.
Prova disso é o sucesso das empresas especializadas em cupons de descontos. É o caso da Cuponeria, empresa brasileira pioneira no ramo e que em fevereiro de 2019 distribuía nada menos do que 1 milhão de cupons por mês.
A empresa foi fundada em 2011 por Thiago Brandão, Nara Iachin e Lionardo Nogueira. Sua cartela de clientes conta com grandes nomes como KFC, Cinemark e McDonalds.
Basicamente, empresas como a Cuponeria conectam restaurantes, lojas virtuais, cinemas e outros estabelecimentos, que queiram oferecer cupons de descontos, a usuários que desejam aproveitar promoções.
Os estabelecimentos contratam a empresa para disponibilizar seu cupons na plataforma. Em troca, além do aumento nas vendas motivadas pelo desconto, a Cuponeria oferece uma plataforma em que os clientes podem acompanhar os resultados das campanhas.
Afinal, cada cupom é traqueado e, assim, as empresas conseguem obter dados de tendência do consumo do cliente, ou seja, saber se ele costuma pedir um transporte por aplicativo na quarta ou se pede pizza todo sábado à noite.
Dessa forma, é importante entender que disponibilizar um cupom não é apenas dar desconto ao seu passageiro para que ele pegue um veículo pelo seu app.
É preciso entender em que momento usar, como você pode potencializar os resultados do seu cupom e, principalmente, metrificar os resultados da sua campanha.
Gatilhos mentais: o segredo dos cupons de desconto
Antes de entrarmos a fundo no funcionamento dos cupons de descontos, vamos entender o porquê de eles fazerem tanto sucesso.
É claro que pagar menos por um serviço é sempre bom, mas esse não é o único motivo do cupom de desconto dar tão certo.
A resposta para essa questão passa pelos chamados gatilhos mentais. Eles são estímulos enviados ao nosso cérebro, para que tomemos decisões sem grandes esforços.
Quer um exemplo? Chegou à noite, sobrou bastante comida do almoço e você não precisaria se esforçar para cozinha ou gastar dinheiro comprando comida.
No entanto, o iFood te manda mensagem oferecendo um cupom até 22h para usar em qualquer restaurante do catálogo.
As chances de você pedir comida certamente serão altas. Afinal, seu cérebro entende que você não pode perder essa oportunidade.
Assim, entendemos que um dos grandes segredos dos cupons de desconto é usar os gatilhos mentais para despertar nos usuários a sensação de urgência e escassez.
Não à toa, quando as empresas disponibilizam um cupom para seus clientes, colocam um limite de quantidade de uso ou tempo.
- Urgência: quando seu cupom de desconto tem hora para acabar;
- Escassez: quando tem poucos cupons disponíveis.
Além deles, outros gatilhos muitos usados na venda são a prova social, ou seja, quando muitas pessoas já usaram essse produto e você ainda não, e a novidade, que como o nome diz, refere-se a produtos novos no mercado.
Quando disponibilizar cupons de desconto?
É sempre importante saber quando disponibilizar um cupom de desconto.
Afinal, seu uso em excesso pode acabar tirando o gatilho da escassez que vocês gostaria de dar. Por que seu cliente vai pedir uma corrida hoje com desconto, se ele sabe que amanhã o cupom estará lá?
Por isso, separamos as 5 principais situações em que você pode disponibilizar um cupom de desconto.
Primeira Corrida
Esse é o momento em que a maior parte dos aplicativos costumam oferecer um cupom. Afinal, é a forma de atrair novos passageiros para o seu app.
Dessa forma, busque oferecer o cupom “PRIMEIRACORRIDA” para os usuários ingressantes no seu aplicativo.
Uma outra técnica muito usada também é oferecer a cada usuário um cupom de desconto próprio para que ele possa repassar para amigos e conhecidos. Ao usar o cupom, ambos ganham descontos nas corridas.
Resgate de passageiros
Segundo um levantamento da Adjunt, em média, aplicativos que ficam 5,8 dias sem serem utilizados por seus usuários acabam sendo desinstalados.
Assim, você não pode deixar que seus usuários deixem de utilizar o seu app e oferecer a eles um cupom de desconto é uma excelente ideia.
No caso dos clientes da Machine, é possível enviar uma notificação com um cupom para usuários que estejam há tantos dias sem pedir uma corrida.
Prêmios
Assim como podem ser usados para usuários que andam meios sumidos do aplicativo, os cupons podem ser usados para premiar os que utilizam muito o app.
Oferecer prêmios é uma boa saída. Então, crie desafios para eles, como, por exemplo, faça dez corridas em uma semana e ganhe um cupom para duas corridas gratuitas.
Eventos
Batemos muito na tecla da importância de você realizar parcerias com empresas e estabelecimentos da sua cidade, não é mesmo?
Mas você já pensou em realizar parcerias com eventos da sua região e oferecer descontos para usuários que estejam participando deles?
Essa é uma boa oportunidade de enriquecer sua base de clientes e ser ainda mais conhecido.
Assim, busque shows, eventos e congressos que estejam acontecendo na sua cidade e faça uma parceria com eles.
Feriados e finais de semana
Alguns feriados como Natal e Ano Novo representam picos de corridas dos aplicativos.
São nessas datas que, geralmente, os apps batem seus recordes de corrida no ano.
Assim, para estimular ainda mais o uso do seu aplicativo, por que não disponibilizar um cupom para passageiros?
Como disponibilizar um cupom de desconto no meu aplicativo?
Isso vai variar de acordo com a plataforma que você utiliza.
No caso dos clientes da Machine, basta acessar a plataforma de gestão do seu aplicativo, clicar na aba cadastros e em seguida cupons. Você irá observar uma tela como essa abaixo:

Nesse momento, você configura, como desejar, os seguintes tópicos:
- Código promocional: o código que o cliente irá digitar no seu aplicativo para receber o desconto;
- Restringir para: as formas de pagamento que o cupom será aceito. Assim, você pode incentivar os passageiros a usar uma forma específica de pagamento;
- Tipo de desconto: optar se o desconto será dado em cima de um valor fixo ou uma porcentagem da corrida. Por exemplo, caso você queira dar uma viagem gratuita, opte por percentual e aplique 100% de desconto.
- Limites de uso: aqui você vai definir quantas vezes o cliente pode usar o cupom. Ideal para você que quer disparar o gatilho da escassez no seu cliente.
- Data início/fim: escolher o período de validade do seu cupom. Perfeito para gerar gatilho de urgência.
Agora basta criar seu cupom e divulgar para seus clientes.

Como divulgar meu cupom de desconto?
Não basta criar o cupom de desconto e escondê-lo. A forma com que você vai dar publicidade a ele deve ser algo muito bem pensado, para sua campanha não sair pela culatra.
Separamos 4 maneiras que você pode divulgar seu cupom de desconto para atingir seu objetivo.
Notificação
Se você é usuário de outros aplicativos, certamente já recebeu uma notificação de um app oferecendo cupom.
Aplicativos de entrega de alimento como iFood, Uber Eats e Rappi são feras em mandar notificações para seus clientes em horários de refeição.
Os clientes da Machine conseguem mandar notificações para seus clientes de forma segmentada, de acordo com quantidade de corridas realizadas em um determinado período de tempo.
Isso é perfeito para você enviar um cupom para passageiros que estejam há um determinado período sem pedir uma corrida.
Redes Sociais
As redes sociais são lugares importantes para os aplicativos de transporte realizarem sua divulgação.
A divulgação de um cupom não é diferente. Uma das vantagens é você poder segmentar de acordo com um público que você deseja alcançar.
Assim, você pode oferecer cupons para moradores de regiões específicas da cidade, pessoas que já baixaram seu app e tantos outros públicos.
Para aprender a fazer uma campanha tanto no Facebook, quanto no Instagram, confira os ebooks que preparamos para você.
Panfletos
Além das redes sociais, os panfletos são uma boa forma de você divulgar seu cupom.
São simples, conseguem atingir públicos fora das redes sociais e ainda podem ser facilmente distribuídos em eventos parceiros e pelos próprios motoristas.
Empresas especializadas
Abrimos esse texto falando das empresas especializadas em cupons de descontos, como a Cuponeira.
Elas são uma boa possibilidade para você divulgar seu cupom e acompanhar métricas precisas sobre seu uso.
Agora que você já sabe como criar e divulgar seu cupom de desconto, não esqueça de acompanhar os resultados.
Perceba se houve aumento de corridas, downloads e não esqueça de ver o impacto no seu faturamento.
Os cupons devem servir para alavancar seu número de corridas e downloads, para você criar uma clientela satisfeita e fiel.