Marketplace de serviços urbanos recebe aporte da General Catalyst para financiamento em marketing, aquisição e retenção de usuários.
A inDrive, plataforma de mobilidade e serviços urbanos, anunciou na última sexta-feira (24), que recebeu um aporte de US$ 150 milhões. Segundo a empresa, o investimento chega para financiar ações de marketing, incluindo custos de aquisição e retenção de usuários. “Este novo aporte dará flexibilidade financeira adicional à inDrive e apoiará o crescimento contínuo da empresa em escala”, explicou a empresa em comunicado.
O aporte foi realizado pela General Catalyst, que já havia participado da rodada de investimentos da Série C de US$ 150 milhões da inDrive, liderada pela Insight Partners no ano de 2021.
“Estamos satisfeitos com a nova rodada de investimentos realizada pela General Catalyst na inDrive, pois vai nos permitir manter nossas altas taxas de crescimento de dois dígitos, aprimorar a qualidade de nossa oferta e desenvolver novas verticais de negócios. A inDrive está em uma posição financeira forte e tem uma seleção de instrumentos de financiamento que melhor atendem às suas necessidades. Acredito que esse aporte reflete a convicção da General Catalyst na nossa capacidade de continuar a expandir com sucesso para novas comunidades e novos negócios nos próximos anos”, explica Arsen Tomsky, fundador e CEO da inDrive.
A General Catalyst acredita que a inDrive está bem encaminhada para um crescimento sustentável. “Estamos entusiasmados em retornar a um negócio que acreditamos ter uma missão forte e que se esforça para beneficiar tantas comunidades em todo o mundo. É importante para nós que os investimentos que fazemos tenham um impacto positivo, e a inDrive está bem posicionada para isso”.
Números apontam forte crescimento
Em 2022, a empresa registrou um crescimento de 88% na receita em relação ao ano anterior, número próximo do da Uber, que teve um aumento de 83%. O número de países onde a empresa opera chegou a 47, em comparação a 37 no ano de 2021. A inDrive ampliou sua equipe para 2.700 funcionários distribuídos em 17 escritórios em todo o mundo, com 1.000 novos colaboradores em 2022.
Segundo a empresa, o inDrive foi o app de carona internacional de maior crescimento no mundo em 2022, de acordo com o App Annie. O app experimentou um aumento de 45% nos downloads anuais, passando de 42,6 milhões em 2021 para 61,8 milhões em 2022, tornando-se o segundo aplicativo de transporte particular mais baixado em todo o mundo, com base nos dados do Google Play e da App Store.
O Brasil é o terceiro maior mercado da inDrive no mundo. De acordo com a empresa, em cinco anos, a operação brasileira apresentou resultados de crescimento alto e sustentável. Em 2022, a empresa consolidou sua posição no mercado de mobilidade com o transporte particular de passageiros, além de erguer e impulsionar o crescimento da inDrive Entregas, chegando a um volume de um milhão de serviços realizados.

A empresa divulgou outros números de sua operação no Brasil, como um crescimento de receita de 157%, um aumento de 77% no número de funcionários e 103 milhões de viagens.
Analisando somente a vertical de mobilidade, a empresa obteve um crescimento de 73% na receita, adicionou 32 novas cidades e um aumento de 49% nas viagens. Já na vertical de entregas, o crescimento foi de 220% na receita, mais 19 cidades e um aumento de 160% nas entregas.
Para 2023, a expectativa é de um crescimento de 25% nos usuários da vertical de transporte de passageiros, atingindo 338 mil viagens por mês, aumentando em 51% a receita e chegando a 113 novas cidades, alcançando 200 operações.
Já para a vertical de entregas, a expectativa é crescer em 90% a quantidade de serviços realizados, aumentar 10% de novos entregadores e um aumento de 190% no valor movimentado na plataforma. Como informou o gerente de desenvolvimento da inDrive entregas para América Latina, Fernando Santos, ao 55content, a operação de entregas dobrou sua capacidade entre 2021 e 2022.
Além das verticais de transporte de passageiros e entregas, a empresa também aposta no marketplace de serviços urbanos, onde os usuários podem utilizar o mesmo modelo de leilão para contratar diversos tipos de serviços. Por isso, a empresa realizou no ano passado um rebranding de sua marca, alterando o nome inDriver para inDrive.