A empresa realizou mais de 7 bilhões de corridas, entregas e fretes em 2022, o que representa um aumento de 20% em relação a 2021.
A Uber anunciou nesta manhã seus resultados operacionais e financeiros do último trimestre e do ano completo de 2022.
As chamadas reservas brutas, ou seja, o total de dinheiro movimentado dentro da plataforma, cresceram 19% entre o último trimestre de 2021 e o último trimestre de 2022, alcançando US$ 30,7 bilhões. Deste valor, US$ 14,9 bilhões vieram do mercado de mobilidade, US$ 14,3 bilhões do mercado de entregas, e US$ 1,5 bilhão do mercado de frete, que tiveram aumentos de 31%, 6% e 42%, respectivamente, no período.
No ano completo de 2022, o aumento total do valor movimentado foi de 28%, chegando a US$ 115 bilhões. Durante o trimestre, as viagens cresceram 19% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 2,1 bilhões, uma alta trimestral histórica, equivalente a uma média de 23 milhões de viagens por dia. É importante destacar que a Uber considera viagens como o somatório de transporte de passageiros, entregas e fretes realizados.
Da receita, US$ 4,1 bilhões vieram da mobilidade, um aumento de 82%, enquanto US$ 2,9 bilhões vieram das entregas, um aumento de 21%, e US$ 1,5 bilhão do frete, um aumento de 43%. No ano, o aumento no número de viagens foi de 20%, passando de 6,4 bilhões em 2021 para 7,6 bilhões em 2022.
A receita da empresa cresceu 49% no último trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, chegando a US$ 8,6 bilhões. De acordo com a Uber, esse crescimento da receita superou significativamente o crescimento das reservas brutas, graças a uma mudança no modelo de negócios de mobilidade no Reino Unido e à aquisição da Transplace pela Uber Freight. No ano completo, a receita aumentou 83%, chegando a US$ 32 bilhões.
Apesar da queda de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior, o tão almejado lucro líquido da empresa parece ter chegado de vez. Ou quase isso. No último trimestre do ano, a Uber teve um lucro líquido de US$ 595 milhões, mas no ano completo, a empresa fechou com um prejuízo anual de US$ 9 bilhões.
Mesmo assim, os resultados animaram a liderança da empresa.
“Encerramos 2022 com o nosso trimestre mais forte de todos os tempos, com uma demanda robusta e margens recordes”, disse Dara Khosrowshahi, CEO. “Nossa escala global e vantagens exclusivas de plataforma nos colocam bem posicionados para acelerar esse momento em 2023.”
De acordo com Nelson Chai, CFO da Uber, em 2022, a empresa superou significativamente as expectativas de lucratividade, com uma margem incremental de 10%. “Mais um ano de recorde”.
No último trimestre do ano, a empresa registrou um aumento de 11% na quantidade de usuários ativos mensalmente, um recorde histórico.
A empresa também atingiu um recorde de motoristas e entregadores, chegando a 5,4 milhões de trabalhadores em todo o mundo.

Clube de benefícios, publicidade e carros autônomos
Além disso, a Uber lançou em mais cinco países (Chile, França, Japão, Espanha e Taiwan) seu novo programa de benefícios, o Uber One, que veio para substituir o Uber Rewards. Com a expansão, o One chegou a 12 países e já conta com uma base global de 12 milhões de membros, o que é o dobro do número registrado no ano anterior.
A empresa também deu um importante passo no ramo da publicidade. Os anúncios no aplicativo de mobilidade já estão disponíveis em oito mercados. Foram mais de 315 mil publicidades ativas durante o trimestre, resultando em uma receita projetada de US$ 500 milhões no setor.
Na França, a empresa assinou o primeiro acordo de negociação setorial para motoristas na indústria de veículos de aluguel particular, garantindo uma renda mínima por viagem para os motoristas, independentemente do aplicativo que eles usam, criando condições equitativas nas plataformas de táxi e carona compartilhada. “Este acordo é uma passo importante para proteger os rendimentos dos motoristas, mantendo-lhes o status de trabalhadores independentes.”
Outra novidade foi o lançamento do serviço de táxi autônomo da Motional, parceira da Uber especializada em veículos autônomos. O serviço, lançado em Las Vegas, marcou a primeira vez que o público pôde acessar um veículo autônomo da Motional na rede da Uber. Em breve, a empresa pretende levar o serviço para Los Angeles.
Além disso, a Uber anunciou uma parceria com a Cartken para realizar entregas de alimentos por meio de robôs automatizados em Miami.
Diversificação virou o sobrenome da Uber
No comunicado, a empresa também passou informações sobre seus novos produtos ao redor do mundo, muitos dos quais ainda não chegaram ao Brasil. Um deles é o Uber Travel, que chegou a mais de 10.000 cidades em todo o mundo, incluindo todas as principais cidades dos EUA e Canadá. Com o Uber Travel, os consumidores podem vincular reservas de hotéis, voos e restaurantes ao aplicativo da Uber e reservar viagens para itinerários completos usando o Uber Reserve.
Outro produto é o Uber Charter, que chegou a mais de 20 grandes cidades dos EUA, permitindo que os consumidores reservem um ônibus de festa, van de passageiros ou ônibus diretamente no aplicativo da Uber ou na web.
No último trimestre, a Uber também lançou o Uber Carshare, após a aquisição da empresa australiana Car Next Door, passando a oferecer também a opção para motoristas que desejam dirigir sozinhos.
Por fim, a empresa expandiu suas parcerias com a Viator (turismo) e OpenTable (reserva de restaurantes) para o Uber Explore, que possibilita reservar experiências através do aplicativo da Uber.
Entregas e fretes
Em relação ao mercado de entregas e fretes, a Uber anunciou estabilidade nas métricas, mas com um crescimento leve. O número de comerciantes ativos cresceu 8% em relação ao ano anterior, alcançando mais de 890 mil no último trimestre.
Sobre as novidades, a empresa anunciou a expansão no mercado de mercearias nos Estados Unidos, incluindo novas e ampliadas parcerias. A Food Bazaar na região metropolitana de Nova York e a Grocery Outlet, com cerca de 300 novos locais em Nova Jersey, Maryland e Pensilvânia, foram exemplos de parcerias anunciadas. Além disso, a Uber lançou uma parceria com a Meijer, uma mercearia norte-americana, em quase 250 locais no meio-oeste.
Outra novidade foi o lançamento da Gopuff no Reino Unido, uma empresa de comércio rápido, para oferecer sua ampla variedade de bebidas alcoólicas, lanches e produtos de alimentação na plataforma Uber Eats em 14 cidades do Reino Unido. Essa parceria marca a primeira vez que a Gopuff trabalha com um aplicativo de entrega de alimentos no Reino Unido.
A empresa também acelerou o desenvolvimento do Uber Direct, lançando o produto no Japão com duas primeiras parcerias no mercado: a Rakuten Mobile, uma empresa de telecomunicações do grupo Rakuten, e a Sushiro, uma das principais redes de restaurantes de sushi do Japão. Além disso, a Uber estabeleceu uma parceria com a Walgreens nos Estados Unidos para fortalecer seus novos serviços de entrega 24 horas por dia.
Por fim, a empresa anunciou uma parceria com a Visa para apoiar pequenas e médias empresas na transição para soluções de embalagens sustentáveis e ecológicas.
No mercado de fretes, a Uber anunciou uma parceria com a Volvo Autonomous Solutions (VAS) para implantar a solução de transporte autônomo da Volvo na rede Uber Freight a partir de 2023. Com parcerias com a Waymo e Aurora, a Uber Freight está construindo a rede de veículos autônomos mais ampla do setor.
E o Brasil?
O país foi mencionado apenas na parceria com a Localiza, que está implementando novos pontos de carregamento de veículos elétricos em São Paulo para facilitar o uso e a recarga pelos motoristas. Na Europa, a Uber planeja disponibilizar 25.000 veículos elétricos em parceria com a Hertz até 2025.