Sim, o motorista Uber pode fazer Uber Eats até o dia 7 de março, quando ela irá suspender as operações de delivery de restaurante no Brasil.
Publicado 19 de Julho de 2019 – Atualizado 25 de Janeiro de 2022
Os profissionais cadastrados na Uber conseguem ver e aceitar viagens tanto de passageiros quanto de entregas.
A empresa utiliza os motoristas quando há alta demanda de pedidos e poucos motoboys disponíveis na região.
O funcionamento do Uber Driver para entregas é simples e semelhante com o que ocorre no dia a dia do motorista: ele pode ver o pedido e escolher aceitar ou não.
O valor pago obedece um sistema parecido com o serviço de transportes, mas com algumas peculiaridades:
- Retirada do pedido: o motorista ganha um valor fixo pela retirada de um ou mais pedidos de um único restaurante. Quando ele retira pedidos em mais de um restaurante, um multiplicador pode ser aplicado dependendo da distância entre eles.
- Entrega: o motorista ganha um valor fixo para cada pedido que entregar.
- Distância: o motorista ganha um valor pela distância percorrida do restaurante até o local de entrega do usuário com base no melhor trajeto.
- Tempo: em algumas cidades, o motorista ganha um valor por minuto com base no tempo previsto para concluir a viagem, desde quando ele entra no restaurante (inclusive o tempo de espera) até o momento em que entrega o pedido.
Segundo a empresa, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades com mais pedidos de entregas pelo aplicativo no Brasil.
O repasse do dinheiro é feito semanalmente, da mesma forma que com as corridas. Em caso de necessidade de estacionamento, o motorista deve salvar o comprovante e enviar para Uber realizar o ressarcimento.
Em relação a sujeira, a Uber orienta que os motoristas usem uma bag para transporte, que ela mesmo vende em suas centrais pelo Brasil. No entanto, caso haja algum problema, o motorista pode enviar para a empresa um pedido de taxa de limpeza.
Encerramento do Uber Eats no Brasil
Nos primeiros dias de 2022, a empresa fez um anúncio que pegou muita gente de surpresa. A Uber comunicou que pretende encerrar o Uber Eats, seu serviço de delivery para restaurantes no país.
A previsão é que a partir de 7 de março as operações dessa linha sejam totalmente interrompidas. A empresa planeja divulgar uma comunicação específica para seus clientes e colaboradores.
O principal motivo seria a grande concorrência que o iFood representa. O app que é a principal plataforma de marketplace de restaurantes do Brasil, com 80% de participação de mercado, enfrenta inclusive denúncias na Justiça sobre um possível monopólio.
E o motorista, como fica?
A preocupação dos motoristas é que com a saída de um serviço onde qualquer motorista do aplicativo principal poderia trabalhar, haja prejuízo na renda.
A expectativa é que a empresa caminhe na direção da criação de um grande aplicativo de entregas que unirá as demais vertentes de delivery da companhia.
No Brasil, a multinacional já atua com a Uber Flash, Uber Flash Moto e Uber Direct, todas categorias de entregas de objetos. Além disso, a empresa adquiriu em 2019 a Cornershop, uma startup de entregas de supermercado.
Em todos esses casos, o motorista poderá continuar atendendo pedidos normalmente através do aplicativo do Uber Driver e Cornershop.