Pesquisar

Uber Green: a categoria de veículos elétricos da Uber

ponto de exclamacao .png
Motorista
Carro da Uber Green coberto com grama artificial estacionado em uma rua de uma cidade europeia, com prédios coloridos ao fundo.
Foto: Reprodução/ Uber.

A Uber Green é a modalidade da plataforma exclusiva para motoristas de veículos elétricos ou híbridos.

Uma das tendências mais debatidas na mobilidade urbana é a sustentabilidade.

Isso porque o alto volume de veículos movidos por combustíveis fósseis em circulação no planeta é um dos principais responsáveis pela emissão de gases nocivos, principalmente o gás carbônico, que contribui com a poluição.

Por enxergar uma necessidade e uma tendência, a Uber apresentou, em setembro do ano passado, uma nova categoria de corridas: a Uber Green.

Só podem circular nesta categoria veículos que tenham emissão de carbono nula ou reduzida, ou seja:

  • Carros elétricos;
  • Híbridos;
  • Híbridos plug-in.

A adoção de meios de transporte elétricos é uma das principais alternativas para contribuir com uma mobilidade urbana mais “limpa”.

Segundo a Uber, a categoria Green é apenas o primeiro passo para a redução da emissão de gases, já que em 2040 a empresa espera realizar 100% das viagens por veículos sem emissão de carbono.

A empresa dividiu o projeto para alcançar este objetivo em 4 partes:

  • 2020: anúncio do compromisso global para ser uma plataforma de mobilidade com emissão zero;
  • 2025: migrar milhões de motoristas para veículos elétricos;
  • 2030: operar com emissão zero no Canadá, Europa e Estados Unidos;
  • 2040: 100% das operações em todo o mundo com emissão zero.
Captura de tela da página da Uber Green

Em janeiro de 2021, a empresa anunciou uma expansão na modalidade, que chegou em 1.400 cidades da América do Norte, como Washington, Austin, Houston, Miami, Nova Iorque, Tucson e Winnipeg.

A empresa também integrou a Green com o programa de fidelidade da Uber, o Uber Pass.

Uber Green na prática

O foco da categoria é inserir no cotidiano dos usuários da plataforma uma alternativa menos danosa ao ambiente. Portanto, quase não há diferenças entre a Green, e a categoria padrão, Uber X.

O processo para pedir um Uber Green é o mesmo de outras categorias. Basta definir o endereço de partida e o destino, e após isso, selecionar a modalidade entre as opções disponíveis.

Até mesmo o preço é semelhante ao da categoria padrão. A única diferença, é que as corridas da Uber Green são US$1 (nos EUA) mais caras que as corridas convencionais.

O motivo do valor extra ser mínimo é tanto incentivar que mais passageiros andem na categoria, quanto também bonificar os motoristas que realizam as corridas mais sustentáveis.

Isso porque, metade do valor extra vai direto para o motorista, para ajudá-lo na manutenção do seu veículo e a outra metade vai para o Programa Futuro Verde, que auxilia outros motoristas a migrarem para veículos com bateria elétrica.

Segundo a empresa, o programa provê acesso a recursos de até $ 800 milhões para que centenas de milhares de outros motoristas recebam ajuda para completar a transição para veículos elétricos até 2025.

No momento o serviço ainda não está presente em solo brasileiro, estando disponível apenas nos Estados Unidos, Canadá, e algumas cidades européias. Nesses locais a Uber planeja operar de forma 100% sem emissão de gases até 2030.

A Uber explica que uma viagem Uber Green gasta 25% a menos de CO2 do que uma viagem padrão.

Para os passageiros que utilizam o programa de pontos da empresa, o Uber Rewards, uma viagem Uber Green vale duas vezes o preço da corrida, ou seja, se a viagem custou US$ 25, o passageiro ganha 50 pontos.

Veículos aceitos na Uber Green

Como dissemos antes, existem algumas categorias diferentes entre os veículos elétricos. Pertencer a uma dessas categorias é um critério para quem quer ter um veículo elegível para a Uber Green.

Não por acaso, a Uber firmou parceria com montadoras para fornecer ofertas aos seus motoristas parceiros no momento da aquisição de um veículo elétrico. Nessa lista estão General Motors e o grupo Renault-Nissan.

Segundo o portal automobilístico WebMotors, a divisão de categorias de veículos elétricos é a seguinte:

Carros elétricos

É o termo que representa o carro puramente elétrico, que tem motor 100% alimentado por bateria, independentemente de qual seja o tipo de recarregamento dela.

Híbridos

É o nome dado por carros que têm fontes de energias alternativas que ajudam a melhorar a eficiência do motor a combustão. Ou seja, um veículo híbrido possui um motor, ou sistema auxiliar elétrico capaz de auxiliar o motor tradicional a emitir menos poluentes e gastar menos combustível na hora de rodar.

Híbridos plug-in

É o carro híbrido que pode ser conectado na tomada para que a bateria do motor elétrico possa ser recarregada.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar