Cobli: como funciona a startup de gestão de frotas?

ponto de exclamacao .png
Motorista
Cobli o que e e como funciona a startup de gestao de frotas
Cobli o que e e como funciona a startup de gestao de frotas

A Cobli é uma plataforma especializada em monitoramento e planejamento de frotas de veículos.

Sempre apontamos aqui no blog a importância de um bom planejamento estratégico para o sucesso de uma empresa.

É importante tomar decisões que sejam embasadas em dados e análises constantes do funcionamento do negócio.

Porém, muitas vezes pode ser difícil ter uma visão mais detalhada das atividades de uma empresa a nível operacional, ou seja, as ações realizadas pela mão de obra, o momento onde de fato o serviço é posto em prática.

No setor da mobilidade urbana em especial, o contexto individual de cada um dos motoristas e entregadores pode impactar amplamente no rendimento e nas operações do negócio.

Isso porque esses profissionais atuam com grande autonomia na maior parte do tempo, sendo muito difícil a realização de uma fiscalização que consiga medir a qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos da jornada de um motorista.

Pensando então nos serviços que dependem de frotas de automóveis para funcionar, a Cobli desenvolveu um sistema capaz de acompanhar as atividades dos veículos em operação.

Quem é a Cobli?

Cofundada em 2017 pelo brasileiro Rodrigo Mourad e seu sócio Parker Treacy, a Cobli é uma startup que aplica o conceito de Internet das Coisas à logística.

Internet das Coisas é o nome dado à tecnologia que conecta objetos do cotidiano ao ambiente digital. Esses objetos conectados são capazes de transmitir e receber dados e informações, habilitando toda uma nova gama de possibilidades a eles.

E é justamente através desse potencial de conexão que a Cobli ajuda empresas da mobilidade a terem acessos a dados que não tinham antes, permitindo tomadas de decisões mais acertadas e melhoria nos processos.

Desde sua fundação a Cobli já recebeu duas rodadas de investimento, sendo o maior e mais recente um aporte de 175 milhões de reais do grupo SoftBank, em Julho deste ano, como informamos nas notícias da semana no mercado da mobilidade.

O SoftBank se junta a outros grandes grupos que já são investidores da Cobli, como: Qualcomm Ventures, NXTP Ventures, Fifth Wall e Valor Capital.

Com os investimentos, a empresa tem planos de aumentar o nicho de operações passando a atuar também como seguradora, além de mais que dobrar o quadro de funcionários, indo de 200 para cerca de 500 colaboradores, tudo isso até 2022.

Como a Cobli pode te ajudar?

Através da conexão dos veículos de uma frota à internet, a Cobli fornece uma análise simultânea e detalhada sobre diversas questões relacionadas a atividade do veículo.

Essa coleta remota de informações dos veículos, também chamada de telemetria veicular, fornece dados que permitem medir o desempenho de uma frota, a exemplo de:

  • Velocidade média;
  • Distância percorrida;
  • Consumo de combustível;
  • Temperatura do motor;
  • Localização em tempo real;
  • Tempo de ociosidade do veículo;

Segundo a própria empresa, o sistema envia atualizações a cada 5 segundos, permitindo de fato um panorama completo sobre as operações.

Plataforma da Cobli

Indo além de somente monitoramento, a Cobli também investe em ferramentas que auxiliam o planejamento e a operação de frotas.

Contando com o próprio sistema de otimização de rotas e armazenamento de históricos de reparos e manutenção, a Cobli caminha para ser uma plataforma completa se tratando das necessidades de grandes e pequenas empresas da mobilidade.

Não a toa, a Cobli já atende mais de 3 mil empresas, de setores tão distintos, como aluguel de veículos, ambulâncias, agronegócio e comércio eletrônico, em todos os estados do Brasil.

Como funciona?

Como já dissemos, todo o monitoramento da Cobli é feito a partir de uma conexão com a internet. Mas como essa conexão é estabelecida?

Tudo é feito através de um simples sistema de plug and play. Basta conectar um pequeno dispositivo, semelhante a um pendrive, ao veículo e pronto, ele já pode ser acompanhado.

Os dados registrados pelo dispositivo são enviados para o sistema da Cobli, que forma análises e relatórios e os disponibiliza para a plataforma de gestão do cliente.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar